Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pregação de Domingo dia 13:


A PALAVRA NOS LEVA A FIDELIDADE

Irmãos em Cristo Jesus, o Senhor nos dá a sua Palavra como Sabedoria. Ela é sabedoria por nos ensinar a viver bem neste mundo e de acordo com vontade de Deus. Cada orientação, cada mandamento para nós é fonte de salvação. E o cumprimento dos mandamentos nos concede salvação e nos livra do caminho do mal. A primeira leitura e salmo são claros, a Palavra de Deus é para nós salvação. “Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás”. Jesus nos convida a cumprirmos os mandamentos da Palavra de Deus, como nos ensina o Evangelho. Dele destaco o sétimo mandamento, pronunciado pela boca de Jesus: “Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério”.

Ao lembrarmos do sétimo mandamento, Não cometerás adultério, sempre lembramos dos pecados ligados ao sexo. Ele também se refere a esta realidade, mas é mais profundo. O sétimo mandamento é um chamado a fidelidade. Ao nos ensinar este mandamento, Jesus quer proteger nossas famílias. Sabemos que a grande conseqüência do adultério é sempre o divórcio. Ele sempre leva o matrimônio a uma situação insustentável, à uma verdadeira crise. O adultério destrói as famílias e as pessoas. Quando uma pessoa caí neste erro, ele deixa amar sua companheira (o) e despeja todos as forças fora de sua casa. Com isto, perde-se não somente o interesse sexual, mas também a alegria de estar em casa.

É muito mais que sexo pelo sexo. O adultério espedaça o casamento alheio e o da própria pessoa, levando para o divórcio. No divórcio, temos a ruína financeira coma divisão dos bens, a decepção dos filhos e muitos filhos deixam de acreditar no matrimônio. No adultério, o homem e a mulher procuram realizar e satisfazer suas expectativas frustadas dentro do matrimônio, por meio da paixão. Recordemos que a paixão, ainda não é amor. Quando a paixão passa, não faz sentido mais estar com aquela pessoa. Surge aí o sentimento de vazio. Irmãos aprendamos com a Palavra. Tudo o que é contra os mandamentos nos leva à morte. “Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir” (Eclo 15). Adultério é pecado. Está na moda do mundo, mas continua sendo pecado no coração de Deus.

O caminho que os casais e todo povo de Deus devem seguir deve ser o caminho da fidelidade. É este o caminho que o Senhor nos propõe com este mandamento. O adultério gera ciúmes, traumas, distúrbios e medos nas pessoas. A fidelidade gera segurança e proteção. Quando uma pessoa descobre que está sendo traída, ela perde o prazer de ficar na sua própria casa, é como dormir com o inimigo. Irmãos, a fidelidade entre marido e mulher é sempre querida por Deus. Jesus disse: “O que Deus uniu, o homem não separe”. Mas digo uma coisa também: Este mandamento é para você, é para mim e não para os outros. Não nos cabe ficar julgando as outras pessoas pelas suas tragédias e erros. Muitas vezes, na história das famílias, acontecem situações que não pediram. Devo ter claro: No sexto mandamento, eu sou chamado a ser fiel. A ser fiel ao meu Deus, ao meu esposo (minha esposa), ao meu sacerdócio.

É bom que saibamos que nos momentos de crise de um casal, marido e mulher, na humildade devem buscar ajudar, bons conselhos, amigos de verdade e uma orientação espiritual de um sacerdote. Esta busca para mudar é a chance que damos a aquilo que Deus selou. Que o Senhor conceda nesta missa, a fidelidade as nossas famílias. Amém.

Pe. Edson

*Não cometerá adultério é o sétimo mandamento.


Uma complementação:

Os casais que estão divorciados por alguma situação da vida devem buscar uma orientação espiritual com um padre. Na orientação, o padre, na qualidade da sua função, pode julgar e aconselhar a respeito da situação. E conversar a respeito de assuntos, como "comunhão", nulidade matrimonial e etc. Nunca tiremos conclusões precipitadas, pelas emoções.

Para os que estão neste pecado, o caminho de cura é o Sacramento da Reconciliação: uma boa confissão para lavar a alma. Jesus cura e perdoa, desde que a pessoa esta resolvida e decidida a mudar de vida.


Um comentário:

  1. A vida incontida enfraquece a saúde e as capacidades espirituais especialmente imaginação e memória. É extremamente importante preservar a pureza moral porque "sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá" (1 Cor. 3:16-17).

    ResponderExcluir