Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Homilia no Batismo do Senhor


Irmãos, neste domingo, peço-lhes licença para trabalhar um tema pastoral: a celebração do batismo. No dia em que Jesus foi batizado, ele consagrou o nosso batismo. À Luz da Palavra, de maneira resumida, podemos dizer que o batismo é uma celebração de consagração ao nosso Deus, ao Deus que a Igreja crê. É uma celebração de consagração, que nos faz filhos e herdeiros de Deus. O batismo perdoa os nossos pecados e marca uma vida nova em Cristo.

Hoje, infelizmente, muitos cristãos tem procurado o sacramento do Batismo como se fosse apenas um evento social ou familiar. Estão muito mais preocupados com o churrasco e com o almoço depois da celebração, com as fotografias e lembranças, do do que com graça de Deus que está sendo derramada ali.

As famílias devem procurar o batismo não somente porque seus antepassados se batizaram, mas porque também elas querem ser de Jesus e querem viver a vida de Jesus. Aquele tipo de discurso: “porque eu fui batizada, porque minha família sempre batizou”, não quer dizer nada, se a pessoa não quer viver e não anda no caminho do Senhor.

As crianças e os adultos podem se batizar, conforme a Palavra e a tradição da Igreja. Desde o início da igreja, as crianças foram consagradas a Deus. Se os pais são capazes de dar tudo para seus filhos (educação, saúde, escola, roupa), porque não oferecer-lhes Deus. O menino Jesus era um bebê e foi apresentado no Templo, por sua mãe e seu pai.

Quem cumpriu o mandamento, foram seus pais. Se consagramos toda a nossa vida a Deus, quanto mais os nossos filhos. Nos AT está escrito que muito com sua casa foram batizados, quer dizer: mulher, filhos e todos os que moravam ali. Se a pessoas não conheceu a fé quando criança, aí sim ela se batiza quando adulta. Toda a criança pode ser batizada, até mesmo as crianças de mãe solteira.

Hoje em dia, muitas famílias não se preocupam em batizar e estão deixando de se fazer seus filhos herdeiros desta graça. A criança batizada deve encontrar um lar que a motive a ser da Igreja e de Cristo. Um lar onde os adultos busquem a Deus, orem, participem da missa, pais que coloquem seus filhos na catequese, que dêem testemunho do matrimônio.

Outro desafio é a escolha dos padrinhos. Qual é o critério para ser padrinho hoje? Eu me pergunto. Para muitos é o dinheiro. Perante Deus, isto não quer dizer nada. Muitas famílias escolhem padrinhos por encomenda, prometendo para este compadre, para aquela comadre. Pessoas que nunca foram numa missa, não sabe rezar nem o pai nosso nem ave-maria, são escolhidas para ser padrinho de batismo. O padrinho é aquele que dará testemunho da fé, ajudando a educar a criança na fé e auxiliando, caso acontece a ausência dos pais. Se é para escolher uma pessoa que não tem vivência é melhor não ter. Não basta ser uma pessoa boa para ser padrinho, amiga da família... não. O critério é se aquela me pessoa vai nos ajudar a ser de Jesus. Tem que ser pessoa que vivam o Matrimônio direitinho, se solteiras crismadas. O mais correto seria que escolhêssemos pessoas de dentro da comunidade para serem nossos padrinhos.

Pe. Edson


Obs.: Estou publicando esta homilia já bem depois da Festa do Batismo do Senhor, a pedido de alguns irmãos. Fiquei muito feliz em saber o interesse da comunidade pelo assunto e o desejo de aprofundar o tema. Parabéns! Isto motiva o padre a continuar..... A igreja necessita de gente assim. Fiquem com minha benção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário