Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Homília de Domingo: 5º Domingo do Tempo Comum


SAL E LUZ DO MUNDO

Meus irmãos em Cristo, Jesus Cristo, neste domingo, vem nos ensina a vivermos neste mundo. É Ele que diz como deve ser o estilo de vida e a postura de todo discípulo. Jesus, no Evangelho, afirma que aquele que o segue deve ser como o sal e a luz. “Vós sois o sal da terra”/ Vós sois a luz do mundo”.

O sal dá gosto a comida. De maneira discreta, dentro alimento, ele realça os sabores e faz a comida ficar mais gostosa. Ele dá a sua própria realidade para outra maior que ele.

O seu fim é dar gosto. Assim como o sal, cada cristão é chamado a ser sal na Igreja e na comunidade. Ser sal na Igreja é participar da igreja, envolver-se com os trabalhos, estar alegre, divulgar a própria comunidade, participar. Ser sal na Igreja é rezar com os irmãos, estar alegre por aqui estar, colaborar. É aquela pessoa que está feliz por ser igreja e luta pela igreja, para que ela seja melhor. O cristão sem gosto (insosso) é aquele que não está nem aí pro padre e nem para igreja. Ele só quer receber e quer tudo do pronto e do melhor. Não ajuda, não reza, não coloca a mão no bolso. E ainda critica tudo e a todos. Vem a missa obrigado, sem fé e não vê a hora de acabar a missa. O que ainda vir deste jeito pergunta a Palavra?

Ser sal no mundo é dar ao mundo um testemunho de fé e ser capaz de tirar as pessoas das situações de morte e pecado. É atitude de evangelizar, que resgata e dá novo sentido a vida de outras pessoas com Jesus.

A Palavra ainda ensina que podemos ser da luz ou das trevas? Você se considera uma pessoa das trevas ou da luz?

O critério na Palavra é caridade. O homem que pratica o bem, trata as pessoas com amor, sabe perdoar, tem compaixão dos mais pobres tem a presença de Deus. Deus nos abençoa pelo amor que damos aos outros. É uma promessa: “Então, brilhará tua luz como aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá” (Is 58,8).

Aquele que está nas trevas é a pessoa que tem só tem ódio no seu coração. É aquela que pessoa que deseja a vingança e o mal dos outros. Não ajuda ninguém, nem espiritualmente e nem materialmente. É aquele que não é capaz de amar. As trevas representam o estado do coração de uma pessoa assim: duro, magoado, ressentido, sem perdão e cheios de pensamentos ruins.

Meus irmãos, para ser sal e luz é preciso o poder do Espírito de Deus. Sem a graça não é possível revelar estas verdades na vida. A primeira fonte deste poder para ser sal e luz está aqui: No altar da Palavra e no altar da Eucaristia. A santa missa nos dá a sabedoria que vem do alto, para vivermos na fé a vida neste mundo. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém

2 comentários:

  1. Deveríamos temperar a terra desolada de nossos ambientes de vivência com um sorriso sem disfarce, com uma atitude de cordialidade, compaixão, comunhão, Por que não abraçamos? Por que não festejamos a vitória do amigo? Ou choramos com ele?...

    ResponderExcluir
  2. Ao ler este texto, senti arrepios, pois ainda não tinha me dado conta que isso para mim tambémera uma "frase decorada".Ser sal da terra e luz do mundo não é apoenas pregar com palavras, são as atitudes. Compo diz um hino "Trazendo a Arca",quem é você? Sal da terra e luz do mundo?

    ResponderExcluir