Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O padre pregou. Rezar pelos inimigos.


AMOR AOS INIMIGOS

Meus irmãos, Jesus é Mestre do Coração. Ele nos ensina a administrar os nossos sentimentos. Ele disse: “Não enfrenteis quem em malvado!”. Jesus com esta exortação está pedindo uma nova postura interior frente ao mal que as pessoas possam fazer contra nós. A nossa cultura é bem vingativa. Já escutei muitas frases do tipo “Padre, eu não levo desaforo para casa.... Ele vai ver....Quem ri por último ri melhor.... O dele está preparado... Eu vou rodar a baiana hein padre”.... Perante o mal que nos fazem e dos nossos inimigos, a nossa postura deve ser sempre a do Amor. Enfrentar o malvado e usar as próprias armas do inimigo, é agir como ele. Olho por olho, dente por dente. É pagar o mal com o mal. Jesus, no Evangelho, demonstra que somente o amor pode vencer a ódio. Ódio enfrentado com o Amor, gera a Paz.

Eu faço lhes uma pergunta, neste momento: Vocês tem inimigos? Vocês os conhece?

Os inimigos são aquelas pessoas que não nos querem mal e tramam contra nós. São as pessoas falsas, invejosas e aqueles querem atrapalhar os nossos trabalhos. São aqueles que não nos querem bem. Há também aqueles “inimigos” que não se afeiçoam conosco, que não vão com a nossa cara.

Quando descobrimos que não nos amam e somos envolvidos por este sentimento ruim, ,tornamo-nos escravos emocionais destas pessoas. Desde ódio surge outros sentimentos que escravizam nossa vida: mágoa, rancor, sentimento de vingança, inveja. Ficamos preocupados, pensando no que as pessoas estão maquinando contra nós. A todo momento, ficamos a lembrar o mal que fizeram. Para estes sentimentos ruim, só há um remédio: Amor. Amor que se desdobra em paciência e perdão.

Aquele que está no ódio é um ser humano doente. Ele é escravo daquele que odeia. Há dependência velada, que não acaba enquanto não vê o outro destruído. Na verdade, ao odiarmos o nosso irmão estamos odiando a nós mesmos, pois ele é sempre carne da nossa carne. Aquele que odeia, não ama a sim mesmo e muito menos os outros.

No amor aos nossos inimigos, nós seremos libertados da “energia ruim”, “dos sentimentos pensados” e destas pessoas. Jesus no alto da cruz disse: “Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem....”. Jesus pagou o ódio da humanidade, com amor, por isto venceu. O amor e o perdão são sempre processo e nem sempre vêem de uma vez, nem sempre é instantâneo. Não é sempre que passamos a andar de mãos dadas com as pessoas, como amigos. Porém é preciso para nossa salvação, que dentro de nós desejemos sempre o melhor para as outras pessoas e as tratemos com o mínimo de respeito. Aqui entra o conselho de Jesus: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”.

Ao rezarmos pelos nossos inimigos, estamos pedindo que o Senhor nos proteja do mal e toque o coração destas pessoas. Estamos clamando que o bem os envolva e que a graça de Deus toque os corações odiosos. Estamos confiando a Deus, aquilo que é impossível para nós. A oração é sempre amor e ao rezarmos, o amor de Deus é derramado em nós e nestas pessoas. Somente o amor de Deus é capaz de reverter e restaurar. Em cada santa missa, ofereça por estas pessoas, desejando sempre o bem e a conversão.

Pe. Edson

Um comentário:

  1. Deus, nosso Pai, enxerga o Profundo, enquanto nós insistimos em ver a margem, Ele vê o coração, nós ainda vemos a imagem...somos HUMANOS DEMAIS ..para compreender...(Pe. Fábio de Melo)

    ResponderExcluir