Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

domingo, 13 de março de 2011

Vencendo as tentações. Homilia de Domingo.


QUARESMA: TEMPO DE BATALHA, TEMPO DE VENCER O MAL

Irmãos em Cristo, a quaresma é tempo de sermos fortes e enfrentarmos o mal. No Evangelho de hoje, Mateus descreve as tentações de Jesus. Jesus foi para o deserto, cheio do Espírito, para ser tentado pelo demônio. Esta passagem da vida de Jesus nos recorda que nós também somos tentados. Aliás a todo o momento nos somos tentados.

A primeira leitura do livro do Genesis, apresenta bem o que é a tentação. A tentação é representada pela serpente. A serpente propôs uma desobediência a Deus, um caminho errado. A serpente duvidava de Deus e queria levar Eva para o pecado. A serpente mentiu para enganar Eva. Assim é a tentação caminho errado, pecado proposto na nossa vida. A tentação sempre aparece como um caminho maravilhoso e seduz, mas ao final desta caminhada temos a destruição da nossa vida.

As tentações podem ter três origens conforme a palavra:

1) De nós mesmos: A Palavra de Deus diz que “A mulher viu que seria bom comer do fruto proibido”. Eva teve vontade de comer o fruto proibido. Eva representa toda a humanidade e revela que em nos surgem vontades, desejos, tendências,sentimentos, pensamentos que não agradam a Deus. Nem tudo o que brota de nossa carne honra a Deus. Não dá para fazer tudo aquilo que a gente quer.

2) Das pessoas e das circunstâncias: Foi Eva que deu o fruto para o marido. Pelas nossas atitudes e palavras podemos levar o outro a pecar. São aquelas pessoas e situações que nos levam a pecar, que nos incentivar a permanecer no erro. Esta tentação pode acontece dentro na nossa própria casa, com os vizinhos, amigos, na rua em qualquer lugar e na igreja. Na vida, as vezes a pessoas nos dizem “coisas” que nos levam a odiar e a fazer o mal. Estimulam o nosso erro, como se fossem coisas boas. Ex: você está lutando para parar de falar da vida alheia. Chega uma pessoa na tua casa e começa a conversa a falar e a falar. A tendência é falar também e muito mais.

3) Do demônio: meus irmãos, vocês acreditando ou não, o demônio está mundo tirando as pessoas do caminho do Senhor. Ele sempre propõe caminhos errados. Ele ofende a Deus, destruindo seus filho. Mas aprendamos com o Evangelho, que ele somente propõe. Não adianta culpá-lo, pois a ações serão sempre nossas. Jesus ensina que não devemos ter medo de demônio, pois ele disse: “Vai-te embora Satanás”.

Outro ensinamento do evangelho, diz que as tentações acontecem na nossa fraqueza. O demônio começou a acusá-lo quando sentiu fome. Assim é na nossa vida. São nossas fraquezas humanas que somos mais tentados a amar. Ex: Se a pessoa tem um temperamento difícil, a tentação é sempre machucar as pessoas sem querer. Aquele que é viciado em álcool, sempre encontra um amigo que lhe oferece uma cervejinha. A pessoa que é fraca no sexo, sempre encontra a pessoa do jeitinho que ela estava querendo. Quando a pessoa se propõe a fazer um jejum, as pessoas sem saber nos oferecem doces e balas.

Meus irmãos, Jesus no Evangelho nos ensina que é possível vencer as tentações e o mal, se formos fiéis ao Pai. Se estivermos cheios do Espírito. É o Espírito que nos dá força e sabedoria para conduzir a nossa vida igreja. Igreja, vamos rezar!. Igreja vamos abandonar o mal. Pedindo o perdão nesta quaresma, estamos quebrando a rede do mal que construímos em nossa própria vida. Amém.

Pe. Edson

Um comentário:

  1. Que Deus me dê a graça de realizar uma quaresma tao santa que na Pascoa eu possa ressuscitar verdadeiramente com Cristo.Amém

    ResponderExcluir