Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Homília do 8º Domingo do Tempo Comum

DEUS NÃO SE ESQUECE DE NÓS

Meus irmãos em Cristo, há momentos a vida que fazemos a experiência do Abandono. Ser abandonado é ser esquecido, traído, sozinho. Quando nos sentimos assim, temos a sensação de quem ninguém está do nosso lado, nem mesmo Deus. Isto acontece especialmente nos momento extremos da vida e no cansaço. Parece que todos os amigos fugiram, parecendo que deu tudo errado. Você procura um caminho e não dá certo. Você procura alguém e não recebe ajuda. O Abandono acontece quando perdemos o controle da vida e parece que não vale a pena viver. Esta experiência é humana e faz parte da vida, da nossa condição finita. E a Palavra está mostrando o caminho para transformar o abandono em nossa vida: Confiança em Deus. A mente, as pessoas, as circunstância e o nosso pecado dizem: Deus não fez nada por ti. E Deus está prometendo: “Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti”. Em quem vamos confiar? Deus é o único que é eternamente fiel.

É preciso olhar para a vida com fé e interpretar o que estamos vivendo com fé e reconhecer que Deus está ao nosso lado. Seja na melhor situação ou na pior, Deus se faz presente. Ele é invisível e no seu silêncio amoroso ele vai preparando a benção para nós. E é nele que encontraremos a força para vencer nesta vida. No salmo 61, a Palavra revela aquilo que Deus é em nossa vida: Ele é rochedo, salvação, fortaleza, segurança e refúgio. Para quem está confiando em si mesmo a vitória é sempre possibilidade. Para quem está confiando em Deus, a vitória é sempre certa, mesmo que não a reconheçamos. Nós chamamos esta presença de Deus em nossa vida de Providência.

Com tantas preocupações na vida, somos tentados a abandonar o Senhor. O Evangelho relata bem a nossa situação, lembrando a preocupações humanas – “O que vamos comer? O que vamos fazer? O que vamos vestir?. Talvez diríamos: E quem vai limpar a casa? Quem vai cuidar dos filhos? E o salário? E a pastoral?. No Evangelho, aprendemos que não dá para resolver todas as coisas de uma vez só, mas cada coisa a seu tempo. Nós não temos controle de tudo e muito menos dos problemas que aparecem. É preciso enfrentá-los com flexibilidade, estabelecer prioridades e fazer aquilo que é possível a nós. O IMPOSSÍVEL É PARA DEUS. Jesus disse: “Para cada dia bastam seus próprios problemas”. Oh...meu Deus, eu olho para minha vida de padre e penso: quanta tempo perdido com ansiedade, com angústia. Com Deus, filhos, a vida é mais suave.

Irmãos aprendamos a confiar no Senhor e peçamos a ele aquilo que precisamos em nossa vida. Jesus disse: “Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso”.


Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário