Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 29 de março de 2011

Jesus no Poço de Jacó: Homília de Domingo


SEDE DE DEUS

Meus irmãos, neste 3º Domingo da Quaresma, a liturgia se utiliza da imagem da sede e da água. Na primeira o povo revoltado contra Moisés, reclamou de sede. Moisés bateu a vara no chão e fez brotar água para saciar a sede do povo. No Evangelho, uma mulher samaritana se dirigiu ao poço de Jacó para buscar água para o seu sustento, para matar a sua sede e talvez da sua família. Este sede que eles sentiram representam os nossos desejos mais íntimos, nossa vontade. Esta sede representa os nossos sonhos, o nosso desejo de felicidade. Esta sede surge dentro do homem, quando nenhuma das coisas que estão no mundo são capazes de satisfazê-lo e preencher o coração. O povo havia sido libertado e estavam se lamentando, querendo voltar. Aquela samaritana, pela sua condição sentia-se ferida, inferior. Ela disse: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?”.

Meus irmãos, a Palavra está nos revelando que Deus, em seu filho Jesus Cristo é o único que pode e capaz de preencher o nosso vazio, a nossa falta de amor. Este “algo a mais”, este sentido que falta em nossa vida é Deus. Deus é o único que pode acalmar e nos trazer a paz interior e nos fazer plenamente realizados. É Deus que completa nossa vida, enchendo-nos de vontade de continuar a caminhada. Por mais que tenhamos a coisas que Deus criou, nossos bens, dinheiro, roupa, trabalho, inclusive as pessoas que amamos, nunca estaremos satisfeitos. O único que nos leva a plenitude da Paz é Jesus. Sem Deus, todas estas “realidades” não nos farão felizes ou não nos encherão plenamente.

Conversando com a Samaritana, Jesus disse, falando dele mesmo, do seu Espírito: “Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede”. Esta água que Jesus promete é o seu Espírito Santo. Quem realmente fez uma experiência com Cristo, não consegue ficar longe dele e quer mais e mais. Quer sempre estar junto de Jesus. A samaritana disse: Senhor, dá-me dessa água!”. Meu irmão, você que está aqui nesta missa tem tido sede de Deus? A Palavra é um convite a buscá-Lo na oração, no amor e aqui dentro da igreja.

Á água é também sinal de purificação. Quando nos confessamos, o Senhor tira as imundices dos nossos pecados e o peso da culpa de nossas vidas. Ele tira a nossa inquietação e o nosso ressentimento. Nós nos tornamos uma outra pessoa, pelo poder da misericórdia do Senhor. Pela confissão, Jesus derrama um rio de misericórdia em nossas vidas e nos prepara a vida eterna. Como padre e pecador, posso testemunhar... Como a confissão faz bem para a vida do povo. A confissão nos liberta do pecado. Cada vez que confesso, vejo como as pessoas entram cheias de timidez, vergonha e tristeza. Ao saírem sentem-se aliviadas e amadas por Deus. Algumas até choram, outras em silêncio se alegram. Tudo isto são frutos da água viva, que nos transforma. Igreja, não tenha medo de confessar. Não percam esta graça: Quarta-feira, para nós é o grande dia. Amém.


Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário