Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Homilia na Festa da Imaculada Conceição


ONDE ESTÁS?

Irmãos e irmãs em Cristo, neste dia da Imaculada Conceição de Maria, surge uma pergunta do coração de Deus presente na primeira leitura, do livro do Gênesis: Onde estás? Deus está novamente fazendo esta pergunta, está procurando os corações e não está achando. Quando Adão e Eva pecaram, eles perderam a comunhão. Ficaram longe de Deus. Deus pergunta: Onde estás? Deus olha para o mundo e vê as toneladas de droga recolhidas no Rio de Janeiro e um corpo de um homem assassinado num carrinho de mercado e diz: Onde estas? Ao olhar para sua criação, Deus vê um jovem morto em briga de torcida organizada, na festa do fluminense. Deus chora ao ver o crescimento do preconceito entre as pessoas. Deus olha para as preparações do Natal e enxerga o mundo sem fé, esquecendo-se do seu Filho Jesus que nasceu neste dia. O coração de Deus grita: Onde estas?, diante do nosso pecado.

Onde estás? expressa a angústia de Deus perante o nosso pecado. É o seu grito de desespero, por escolhermos o pior caminho. Qual é o Pai ou Mãe que não chora por seu filho está no caminho da morte? Deus é Pai...

O pecado é toda atitude contraria as leis e a vontade de Deus. Este é o sentimento daquele que Ama e não é correspondido. O pecado destrói não somente nossa alma, mas também o nosso corpo. Ao permanecermos no pecado vamos nos distanciando de Deus e ficando longe do Senhor. O pecado sempre nos traz a morte, a destruição, a tristeza e a desunião. O pecado é sempre conseqüência das nossas tomadas de decisões erradas e tentação do diabo. O diabo gosta que permaneçamos no pecado, para ofender a Deus. “A serpente enganou-me e eu comi”, disse Eva. Entretanto, nenhum ser humano foi criado para ficar nesta condição. Deus nos criou para o paraíso, para sermos santos.

Na imagem da Imaculada Conceição, e na maior parte delas, Nossa Senhora é representada pisando na cabeça da serpente. É uma alusão a sua Imaculada Conceição. Pelos desígnios divinos e pelo seu sim a Deus, Deus a preservou de todo o pecado desde a sua concepção. Deus preparou uma digna habitação para seu filho. Como diz a Palavra: Maria é a cheia de graça, ela encontrou graça diante de Deus e recebeu a sombra do Espírito Santo. Tudo em Maria agrada a Deus. Ele é humana como nós, mas santa. Foi vontade do Deus que disse: “Para Deus nada é impossível”.

Nesta festa da Imaculada Conceição, devemos pedir a Nossa Senhora a pureza de coração, para vencermos nossos pecados, especialmente a nossa malícia. A nossa cultura é pornográfica e muitas de nossas palavras são de duplo sentido. Aprendamos com Maria, que há um único remédio para vencermos o nosso pecado: Deus. Ele é a cura deste mal. No perdão que brota de Jesus, a graça de Deus restaura a nossa vida, tornando-nos como Maria, cheios de Deus. Quando nos confessamos, pisamos na cabeça do diabo e mostramos que pertencemos a Deus. Ao pedirmos perdão, pela confissão, Deus derrama a sua graça. Peçamos a Nossa Senhora, neste tempo do Advento, a graça de abandonarmos os nossos pecados. Amém.

Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário