Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Homilia de Domingo: Preparai o Caminho



O SEGUNDO PRESENTE A JESUS: A CONVERSÃO

Irmãos em Cristo, hoje celebramos o 2º Domingo do Advento. A Palavra de Deus apresenta uma profecia. Da descendência de Jessé brotará um rebento cheio do Espírito do Senhor. Meus irmãos, aquele que é cheio do Espírito de Deus é Jesus Cristo. Acolhendo Jesus em nossa vida, pela fé, o Senhor nos concede os seus sete dons: sabedoria, discernimento, conselho, fortaleza, ciência e temor de Deus. No Natal, somos nós os presenteados por Deus, com todos estes dons espirituais. A Palavra também anuncia que este rebento trará a justiça e paz, a união entre as pessoas. E por que o mundo é tão violento, poderíamos nos perguntar? Porque está faltando a fé no Deus verdadeiro, está faltando amor, respeito, tolerância. Estamos na casa de Deus e muitas vezes vivemos tudo o que o contrário que nós pregamos. Para o mundo ser mais unido e nossas famílias é preciso que cada um faça sua parte, que cada um converta o seu coração. A Palavra disse: “Acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu, para a glória de Deus”.

No Evangelho, temos a grande figura do profeta João Batista. Ele é o maior de todos os profetas, pois conheceu Jesus Cristo. O seu convite hoje a nós é: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo. Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”. João Batista nos mostra que a melhor preparação para o Natal não é a exterior. Ela pode até ser utilizada por nós. Porém, o que de ser transformado é o nosso interior. Não bastam belas festas e belos presentes para os amigos, não adianta se fazer de bonzinho no Natal ou fingirmos que vivemos bem entre família na hora da ceia de Natal, é preciso mudar de verdade, na vida. João Batista chamou os fariseu de raça de cobras venenosas, porque por fora eram bonitos, santinhos, mas dentro de si maldosos e sem fé. Se ele viesse aqui também diria isto a nós: Raça de cobras venenosas da Vila Augusta, tirai de vosso meio a mentira, a falsidade, as brigas, os rancores. Tirai vossos venenos de sua boca língua, orgulho, o egoísmo, a soberba. Ele diria, vocês que louvam, que servem parecem do Senhor, mas o coração está cheio de julgamento, traições, maquinações.

A Palavra diz: “Produzi frutos que provem a vossa conversão”. Neste Natal o melhor presente que podemos dar a Jesus são os nossos pecados. Quando reconhecemos o nosso pecado e pedimos perdão, o Senhor nos ilumina interiormente e faz morada. Ao entregarmos nossos pecados a Cristo, ele derrama os dons e traz a Paz interior. Também não adianta se confessar, por confessar, é preciso que busquemos a confissão dos pecados no desejo e na luta por uma vida nova, isto é com atitudes novas. A conversão é mudança de atitude e pensamento.

Irmãos quais são os grandes pecados da sua vida hoje? Você já deu uma olhada na sua vida? Paremos de olhar para vida dos outros e julguemos a nós mesmos. A mudança em família e dentro da Igreja depende de cada um a começar por você. Você precisa muda! Nós precisamos mudar! É preciso penetrar dentro das nossas misérias, admiti-las e superá-las. Ninguém muda de uma hora para outra, entretanto é preciso começar a caminhada. Dê um presente para você mesmo neste Natal, encontre a Paz. Deixe os seus pecados.

Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário