Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Homilia do 4º Domingo do Advento

MARIA ESTÁ GRÁVIDA

Meus irmãos em Cristo Jesus, nesta época as pessoas e as pessoas sempre se perguntam a respeito do significado do Natal. As respostas são sempre variadas: presentes, compras, enfeites, fraternidade, paz, união, papai Noel, consumismo. Alguns chegam a ter pensar que esta data foi criada pelos comerciantes. Para nós que somos católicos, o Natal é muito mais profundo. O Natal e o nascimento do Filho de Deus, Jesus Cristo que veio a este mundo para nos salvar.

Neste quarto domingo do Advento, a Palavra nos fala a respeito de em um sinal, que vem do céu e da terra. Na primeira leitura temos: “Pede ao Senhor teu Deus que te faças ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer das alturas do céu”. Esta palavra meu irmãos se realiza em Jesus Cristo. Pois o filho de Maria, não é qualquer criança, mas homem e Deus. No Natal, o Filho Eterno do Pai, o Todo Poderoso, Aquele que estava de início de tudo, o Filho do Pai faz-se criança. Esta criança que nasce não é qualquer criança. Ele é Deus feito menino.

Maria é este sinal que aponta a chegada do Senhor. A sua maternidade nos alegria. Quando uma criança está para nascer, ficamos na expectativa, alegres. Quando vai nascer.... Assim também estamos. E Maria é aquela que anuncia, dá o presságio, aponta para esta chegada. Influenciados por outras religiões, alguns rezam: Santa Maria, Mãe de Jesus. Rezar assim é distorcer a palavra e reduzir a verdade do próprio Cristo. Ela é uma mãe do Filho Eterno que se fez carne. Isto é: Mãe de Deus. Ela não é mãe só do homem, mas o próprio Deus, pelo poder o Espírito, nasceu do seu ventre. No evangelho está a resposta: “Eis que a Virgem conceberá e dará a luz um filho. Eles será chamado pelo nome de Emannuel, que significa: Deus está conosco” .

No Evangelho, aprendemos com Maria e José, o pais de Jesus, a prepararmos o nosso Natal:

Com Maria: fazer o bem a todas as pessoas, levar o amor e ajudar o nosso próximo, como ela fez com sua prima Isabel. Se uma pessoa de fé. Ela é aquela que acolhe bem as pessoas. É alegre, feliz e louva a Deus. Como você pretende acolher as pessoas na sua casa?

Com José: coragem para recomeçar a vida, um novo tempo. O Natal reanima a nossa fé, para sermos mais santos. José é aquele que sonha. Devemos renovar as nossas esperanças. O futuro será melhor, porque Deus virá. Ele é aquele que cuida da sua família, de Maria e José. O tempo do Natal é tempo para repensarmos a nossa convivência familiar, entre marido e mulher, pais e filhos, tempo de pedir perdão sincero. Será que nossa família está preparada para acolher o Menino Jesus?

Que o exemplo de Maria e José nos ajudem a celebrarmos com o alegria o Nascimento do Salvador. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário