Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Homilia de Domingo de Ramos


JESUS, SENHOR HUMILDE

Meus irmãos e irmãs, hoje Domingo de Ramos meditamos a Paixão de Nosso Senhor. O Domingo de Ramos recorda a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, cidade onde foi condenado e crucificado. A Palavra de Deus nos descreve Jesus como sendo um homem humilde, um grande exemplo de humildade. Por que Jesus é humilde? Por que Ele sofreu demais? A resposta é não. Ele é humilde porque muito amou. A Carta aos Filipenses ensina: “Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz”.

A humildade é a condição interior que nos faz reconhecer Deus em nossa vida e Jesus teve fé e obedeceu ao Pai. Ela nos faz sentir irmãos uns dos outros e co-responsáveis pela vida do irmão. Jesus veio a mundo para nos salvar.

A humildade é a capacidade de assumir a nossa própria vida, com nossas misérias e sofrimentos, para vencê-las. E Jesus assumiu a nossa humanidade, humilhando-se até a morte de cruz. O humilde não é um coitadinho, porém aquele que sabe dos seus limites e luta para vencê-los. Esta condição interior é fruto do amor que há em Jesus. O coração humilde não se apega em nada deste mundo, somente no Pai, como Jesus. Não há orgulho e não se sente melhor do que ninguém. Jesus, o Senhor dos Senhor, fez-se um de nós, exceto no pecado. O Criador desceu a condição de criatura. Somente um Deus que ama é capaz de fazer isto. Como está difícil das pessoas descerem dos seu tronos, dos seus postos, lugares de destaque. Quanta gente se achando que é melhor do que os outros, porque tem isto ou aquilo, porque sabe tudo. E lembre-se, o Senhor dos Senhore entrou em Jerusalém num jumento, veículo popular da época. Não.... se não amamos, somos ignorantes das coisas de Deus.

Filhos, é preciso buscar este dom para nós. A humildade é o caminho para que possamos vencer as situações egoístas que estão presentes em nosso meio e no meio deste mundo. A humildade impede o surgimento de preconceitos e concorrências entre nós e não nos sentiríamos melhores que os outros: somos todos irmãos perante Deus. Se a humildade acontecesse, abaixaríamos a nossa guarda. Somos muito fechados entre nós e nem sempre olhamos para o irmão com um olhar de misericórdia, mas de julgamento.

Se tivéssemos humildade, aprenderíamos a perdoar a nós mesmos pelos erros do passado e dar uma chance para quem errou na vida. Se tivéssemos humildade reconheceríamos que não podemos viver sem Deus e sem outro. Não podemos nada sozinhos. Precisamos de Deus e do próximo. O homem humilde reconhece aquilo que há de bom no próximo e não sente inveja. Os fariseus entregaram Jesus por inveja. A humildade nos ensina a viver em comunidade, a trabalhar em conjunto, em familiar e a respeitar cada um como um dom de Deus. Quantas brigas e desentedimentos acontecem porque ninguém é capaz de ouvir, escutar, dar uma chance ou ceder. Todo mundo quer mandar e ser o bonzão.

Aprendamos com Jesus. A sua cruz é caminho é caminho de humildade. E somente os humildes a entenderão, pois amar é sofrer para que nossa vida seja um dom na vida do outro. Na Cruz, Jesus deu sua vida por nós. Ele sofreu e morreu para que tenhamos vida, enfrentando toda sorte de humilhação para que fossemos salvos. Sejamos mais humildes Igreja, para que o Espírito Santo entre em nosso coração. A cruz é um convite a humildade. Amém.

Um comentário:

  1. Maravilhas de palavras Padre,estou acompanhando o blog e aprendendo muito.

    ResponderExcluir