Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Homilia na Quinta-feira Santa, Vila Augusta


ALIMENTADOS NO AMOR, PARA AMAR

“Então toda a comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde” (1º leitura, do livro do Êxodo). Meus irmãos a Igreja é o povo de Deus. Estamos reunidos na casa do Senhor e em cada santa missa há uma imolação: Jesus Cristo, o Cordeiro Imolado, se dá a nós no Sacramento da Comunhão. Em cada consagração, o mesmo mistério da morte e ressurreição se faz presente no pão e no vinho consagrados. Ao recebermos o Corpo de Cristo estamos recebendo aquele que é desde toda a eternidade, aquele que nasceu da Virgem, aquele que pregou e passou fazendo bem, pregando e operando milagres. Aquele que foi condenado,humilhado, rejeitado e morto na sexta-feira santa. Na comunhão recebemos o mesmo Cristo que é ressuscito e vivo no meio de nós. O Altar para nós é mangedoura, é calvário e túmulo vazio para nós. Em cada santa missa se repete, pelo poder de Deus, o mesmo sacrifício de Jesus na Cruz por nós.

Aquele cordeiro do antigo testamento evocava a presença de Deus, agora temos a presença do próprio Deus feito pão, pelo seu mandato: “Isto é meu Corpo. Isto é meu Sangue. Fazei isto em memória de mim”. Aquelas casas foram protegidas da praga exterminadora; na comunhão Jesus salva todas as áreas da nossa vida e nos salva pelo poder do seu sangue derramado na cruz. A casa que precisa ser tocada pelo sangue de Jesus é a nossa vida, o nosso corpo. Deus o alcança em cada comunhão. Para um católico com juízo, a missa é tudo. Quem perde a missa está perdendo o Tudo e o Tudo é Cristo. Quem somos nós sem Deus? Ninguém. Quem somos nós sem a Eucaristia? Fracos, vulneráveis ao mal e ao pecado.

Foi na ceia que Jesus lavou os pés dos discípulos para nos ensinar que esta Ceia, a santa missa, devemos modificar nossas atitudes e amar. Tomar a bacia e lavar o pés significa que para seguir Jesus é imprescindível humildade na vida. Para Jesus entrar em nosso coração e nas atitudes é preciso humildade. Lavar os pés também representa caridade, ajudar o próximo, ser humilde, ser solidário, paciente, ter compaixão. É, antes de tudo, colocar-se a serviço da Igreja e dos irmãos. Aqui o recebemos, para viver o amor em casa, na famílias e no mundo, para ser santo. Não é comunhão, por comunhão. É para sermos diferentes, capazes de amar todo ser humano. Cada vez que eu comungo, devo ser um pouquinho melhor viu.....Vamos amar mais como Jesus nos amou.

Rezemos nesta noite por todos os sacerdotes do mundo inteiro e pelas vocações sacerdotais. É o sacerdote que, pelo seu ministérios, nos dá o pão da vida. Rezemos pelos vocações sacerdotais.

Que a Eucaristia nos salve e mude a nossa vida amém.

Pe. Edson R. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário