Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Homilia do 5º Domingo da Quarema


CRISTO, A NOSSA RESSURREIÇÃO

Meus irmãos em Cristo, a vivência da quaresma nos cumulou de inúmeras: conversão, água viva e luz de Deus. Hoje o Senhor nos cumula de mais uma grande graça: ele nos dá o dom da Ressurreição. Na primeira leitura, Deus prometeu o seu Espírito para que vivamos. Pelo nosso batismo, somos consagrados a Deus, recebemos o Espírito Santo e recebemos de Deus a herança da vida eterna. Ezequiel disse: “Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra” (Ez 37,14). No Evangelho, Jesus ressuscita Lázaro e revela que Ele é Senhor da vida: “Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais”. O nosso Deus não manda a morte. Ele nos livra da morte.

Para aquele que crê em Jesus, a morte não é fim, mas uma passagem, é como um sono do qual se desperta ao se ouvir a voz de Deus. Páscoa quer dizer passagem. Passagem da morte para a vida, dos infernos para o céu. O grande presente que ganhamos na Páscoa não são os ovos e nem as colombas, porém o dom da Ressurreição. Aquele que é de Deus deve ter esta certeza no seu coração e não temer a morte. A morte sempre nos assusta, nos abala e nos entristece. Normalmente, não gostamos de tratar deste assunto e não queremos terminar a nossa vida. A morte revela que as pessoas que amamos não nos pertencem e que elas se vão, ao fim de sua missão. Assim como Lázaro morreu, todos nós um dia faremos esta experiência. Devemos enfrentar esta realidade humana, este caminho na esperança da promessa feita por Jesus a Marta: “Teu irmão ressuscitará!”. Com a morte, aprendemos que não nos devemos apegar a nada deste mundo. O corpo de Lázaro esta “cheirando mal” expressando que nada deste mundo pode nos dar a eternidade. Elas passam, apodrecem e acabam. Todas as coisas gostosas deste mundo, cheirarão podre em nossa morte. Para que se apegar?

Jesus nos salva da morte por amor. Assim como ele se compadeceu, chorou e ficou comovido por Lázaro, assim também ele faz por cada um dos filhos do seu Pai. Jesus chora, porque a humanidade está fazendo o papel da morte, destruindo a vida de pessoas indefesas. Ele se comove, diante de tanto sangue derramado e tanta violência espalhada. Ele vem dar a vida e a humanidade está espalhando o ódio e a morte. A vida humana é amada por Deus e deve ser amada, respeita por nós também. Que Jesus nos abençoe com a fé e o dom da ressurreição. Amém!


Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário