Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Humildade no último domingo




HUMILDADE DE CORAÇÃO

Filhos e filhas da Igreja de Deus, a humildade é experiência interior necessária para experimentar o amor de Deus. A Palavra na primeira leitura diz: “Mas e aos humildes que ele revela seus mistérios”. “Ser humilde na Palavra de Deus” é um condição interior. É muito mais que ser pobre no sentido material ou ser um “coitadinho”, pois há muito pobre orgulho e muita gente que sofre que não se deixa ajudar por orgulho. Ser humilde aqui, em Eclesiástico, em primeiro lugar é reconhecer que Deus é grande, ele é Poderoso, que somos filhos. É reconhecer que diante de Deus, devemos nos entregar a Ele. É sentir-se necessitado de Deus. Já ouvi de muita gente: Para que Igreja? Para que padre? Para que rezar? Só a humildade, nos faz sentir carentes da graça de Deus. Esta condição interior grita em nós: Eu preciso de ti Senhor! A humildade é uma experiência de fé.

A primeira leitura também nos ensina que o orgulho nos fecha em si mesmos. O coração orgulhoso se sente o centro do universo, se sente o próprio Deus. Não precisa de ninguém, nem de Deus. O homem orgulhoso é cego e só enxerga a si mesmo. O orgulho não tem fé. Dúvida que Deus possa ajudar. Suspeita que outro possa acertar, ajudar e ser melhor.

Irmãos, o nosso orgulho não nos ajudará em nada. Quantas pessoas que já conheci irmãos, que se destruíram por serem orgulhosas. Não foram capazes de aceitar uma correção, uma ajuda material, um conselho. O orgulhoso se acha dono da verdade. Gente assim, quando corrigida diz que os outros estão sempre perseguindo. Ele se faz de vítima. Só para não mudar. Todo mundo está errrado, menos ele. Gente assim, não muda de vida. “Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha será elevado”. É preciso ouvir, dialogar e aprender com o irmão.

Jesus no Evangelho, continua a nos recomendar a humildade. Para Jesus, a humildade é um estilo de vida. Ser humilde é ser discreto, saber conviver com os mais pobres, com as pessoas diferentes, é saber ocupar qualquer lugar na vida social e dentro da Igreja, com dignidade. Olha, tem muita gente se “achando” porque é isto, tem aquilo. Por estar ocupando um cargo, por vestir-se bem. O homem orgulhoso pensa: “ele é menor do que eu”, esquece que o outro é seu irmão. Quantos preconceitos evitaríamos se fossemos mais humildes? Quantas briguinhas ridículas, dentro da Igreja seriam evitadas? Quantas famílias poderiam se unir novamente, se as pessoas fossem capazes de perdoar? Mas o orgulho não deixa.....

Jesus disse que quem se humilha será elevado, isto é será salvo, será lembrado por Deus. O coração humilde deixa Deus reinar. Que o Senhor nos ajude, a sermos mais humildes de verdade. Amém.


Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário