Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Deus ou dinheiro


NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO

Meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra de Deus nos ensina, neste domingo, a lidarmos com o dinheiro. Nem Jesus, nem a Palavra são contra o dinheiro, mas contra o seu mau uso e quando o dinheiro se torna uma obsessão na nossa vida. Quando Jesus diz: “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, ele nos revela que o dinheiro não é tudo na nossa vida, não é absoluto. Que somente a posse do dinheiro não é garantia nem de felicidade, nem de salvação

No evangelho, temos a parábola do administrador desonesto. No tempo de Jesus, estes administradores não tinham salário fixo e ganhavam em cima das operações financeira. Tinham que pagar seus patrões e a si memos. Nesta busca por lucro, muitos roubavam exploravam seus clientes. Apesar de ser desonesto, a parábola o elogia. Está escrito: “ E o senhor elogiou o administrador desonesto”. Irmãos, nesta parábola Jesus não está enaltecendo a corrupção deste homem e muito menos o que ele fez de errado no passado, porém a sua capacidade de abrir mão do dinheiro, por valores mais elevados, como a amizade. Ele abriu mão de ter seus lucros, para ter amigos. A esperteza, conforme nos ensina Jesus, e ter reconhecido que só o dinheiro não basta e não resolve todos os nossos problemas. O dinheiro é bom e necessário, porém tendo-o o somente não é garantia de paz e tranqüilidade. O nosso dinheiro não pode comprar a nossa salvação.

O dinheiro cega muita gente ao pensarem que são melhores do que os outros, porque podem comprar ou porque são muito ricos. Muitos hoje em dia, não buscam mais a Deus, por excesso de trabalho, esquecendo-se da Igreja e da família. Outros vendem a sua privacidade e o seu corpo, por dinheiro. Por dinheiro, matam, roubam, contrabandeiam, mentem, falsificam. Tudo por dinheiro.

A obscessão pelo dinheiro nos escraviza e gera corrupção no meio da sociedade. É o que diz a primeira leitura. Amós denuncia as injustiças cometidas no seu tempo por causa do dinheiro: exploração do pobre, altos juros, preços altos, pesagem erradas, mercadorias de péssima qualidade. Os pobres estavam sendo massacrados por conta dos interesses econômicos. Hoje também, nossa sociedade repete os mesmos erros. Ou melhor, nós cometemos os mesmos erros. Só tem valor quem tem dinheiro e quem pode comprar. Os pobres não conseguem crescer na vida, ter acesso a cultura, a saúde, a uma boa educação por conta dos altos preços. Dependem do auxílio público para comerem.....Quantas bolsas nosso pais tem? (Só o Bolsa família reúne três bolsas: Vale Gás, Cartão Alimentação, Bolsa Escola/ Temos ainda cesta básica, transporte gratuíto).

Não sou contra estas medidas paliativas em momentos emergenciais, contudo revela que nosso povo é dependente e escravo do sistema econômico e político. Nós somos dependendentes destas deste chamado “assistencialismo”, que não deveria ser definitivo. Revela que o nossa sociedade ainda é injusta e que não é tão preocupada com o povo quanto parece. O Estado tem o dever de socorrer mais pobres, contudo a estrutura, a macroeconomia deveria inseri-los de modo que, com o esforço do seu próprio trabalho, não necessitem mais de benefícios. Estas desigualdades é conseqüência do nosso pecado, da escravidão do dinheiro. Deixo bem claro, que não sou contra ajudar a quem precisa em momentos críticos, contudo é preciso reconhecer que precisamos de mudanças na sociedade.

Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário