Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ouve Israel o Senhor teu Deus


22º Domingo do Tempo Comum

PALAVRA, CAMINHO SEGURO DE SALVAÇÃO



Irmãos e irmãs, neste domingo, a Liturgia nos chama a redescobrir o valor da Palavra de Deus em nossas vidas. Na primeira leitura, do livro do Deuteronômio, a Palavra nos convida a Ouvir a Palavra de Deus: “Agora Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir”. A Palavra de Deus, conhecida como Lei no Antigo Testamento, é o próprio Deus falando a nós. Nos textos sagrados, com linguagem humana e inspirada, Deus nos fala, dirige-se a nós. A Sagrada Escritura tem um poder, força que vem Deus, por isto, pode transformar as nossas vidas. Não é um livro de auto ajuda. É muito mais: É o próprio Deus nos falando.

Deuteronômio diz que quem “ouvi e cumpre” a Palavra, alcança a terra prometida. Terra prometida é sinal de: Paz interior, Vida, vitória contra as forças do mal, liberdade e por excelência libertação. A Palavra quando ouvida de coração e vivida transforma a nossa vida, gera conversão. Ela tem poder para transformar as nossas vidas. Se querermos encontrar a Salvação é preciso acolher a Palavra, é Ela que nos revela o grande libertador: Jesus Cristo. Como o conheceremos, se não a lermos?

A Palavra é Sabedoria ou seja, Arte de Viver. A Palavra nos ensina como viver neste mundo, como tomar decisões, é luz para o nosso caminho, saber qual é a vontade de Deus. É caminho para conhecermos o amor de Deus. O homem e a mulher sábios são aqueles que justamente tem o conhecimento e vivência da Palavra. Quem vive os mandamentos da Palavra, encontra felicidade nesta vida.

Toda esta verdade da Palavra de Deus deve ser recebida com humidade, como diz S. Tiago, na segunda leitura. Diante da Palavra pregada, é preciso fé. Sem, esta atitude humilde reconhecimento de uma realidade maior, a Palavra se torna um livro entre tantos, numa biblioteca. É com fé, que a graça da Palavra entra em nossas vidas.
Cada vez que participamos da Santa Missa, ouvimos a Palavra, na 1º Leitura, no Salmo, na 2º Leitura e nos Evangelhos. Quando o irmão e o padre, no ambão proclamam a Palavra é o próprio Senhor se dirigindo a nós. Neste momento da reflexão, pergunto-lhes: Você participa ou assisti a Missa?

Jesus no Evangelho condenou a religião de “fachada” dos fariseus. Ele apenas cumpriam os ritos e tradições, e não mudavam o seu coração. Jesus os chama de hipócritas. Hipócrita, no grego quer dizer, ator. Se ouvimos a Palavra e não a vivemos, estamos agindo como atores. Fazemos da nossa religião hipocrisia, quando aqui comparecemos, simplesmente para estar. Quando tudo aquilo que celebramos “entra por um ouvido e sai pelo outro”, quando não estamos nem aí para o que está sendo pregado proclamado. Quando estamos com o coração duro e praticamos maldades, contrárias a Palavra.

Filhos, ouçam a Palavra! Vivam a Palavra de Deus!

É preciso ser mais que um telespectador, um cumpridor de preceitos. A sua participação no momento da Palavra, se dá quando você ouve, medita, olha para sua vida e sai daqui com um propósito, de amar mais a Deus e os irmãos. Na homilia, o sacerdote, é chamado a atualizar a Palavra para nossos dias, para nossa realidade. Preste atenção, sempre há algo para aprender, para reavaliar.

Filho e filha da Igreja, redescubra a Palavra de Deus em sua vida. Deus a coloca em suas mãos para aprender a viver. Tire a sua Bíblia, da estante, e a traga para o seu colo, para o seu coração, onde você pode meditar e aprender. Dê tempo para a Palavra, para a meditação. Quem faz o seu tempo é você e depende da suas prioridades. Que neste domingo, o Senhor coloque em nós amor e desejo de sua Palavra.


Pe. Edson Roberto dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário