Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Homens de Decisão - 21º Domingo Tempo Comum



A Liturgia da Palavra deste domingo nos faz olhar para o interior do ser humano nos dias atuais. Ao contemplar o interior humano, hoje, percebo uma grande inconstância, uma verdadeira fragmentação das vidas e dos sonhos. O homem está divido interiormente e tem dificuldade em afirmar a sua própria identidade. Vejamos: Muitas pessoas não se querem casar ou não, não desejam realizar-se no âmbito vocacional, cada vez mais nos amadurecemos mais tarde, os filhos não saem de casa e tem medo de enfrentar a vida, há uma crise na questão sexual, uns não sabem se são homens ou mulheres. Quando tratamos de opções definitivas, a imprecisão das escolhas fica mais clara: “Vou casar, se der certo, tudo bem, se não tento de novo”, “Se der certo na Igreja Católica eu fico, se não viro crente”, nas modas que vão e passam, mudando os jeitos das pessoas. Até a música do Zeca Pagodinho, reforça esta indecisão interior “Deixa a vida me levar. Leva vida eu”. Infelizmente, por conta da indecisão, muitos estão destruindo as suas vidas e afastando-se do Senhor. Tudo é provisório: marido, mulher, profissão é até mesmo a igreja. Um dia se vem na igreja, outro não vem. Um dia aqui, outro dia no centro espírita.
Na Primeira Leitura, Josué está reunido na grande assembléia do povo, conhecida como Assembléia de Siquém. Lá ele propõe para o povo: “Vocês querem seguir a Javé ou aos ídolos?” O povo é chamado a tomar partido, decidir. Estupendo é perceber que Josué propõe, mas ele mesmo está decidido: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Josué decidiu-se pelo Senhor, ele decidiu acreditar no Deus de Israel. E com sua família, ele assumiu um Projeto de Vida. Viver a sua vida, juntamente com seus, conforme a vontade do Senhor. Não vivendo de qualquer jeito, mas de acordo com a Palavra de Deus.

No Evangelho, semelhantemente, alguns discípulos, diante das palavras de Jesus, decidem abandona-Lo. Não querem escolher o caminho de Jesus. A Palavra revela que não somos obrigados a fazer parte do seu Caminho, mas se o seguimos é preciso arcar com as responsabilidades da vida. Toda decisão tem conseqüências em nossas vidas. Agir com liberdade é assumir as responsabilidades das escolhas. Diante desta indagação, Pedro faz uma opção de vida por Jesus: “A quem iremos Senhor? Só Tu tens Palavras de Vida Eterna”. Pedro coloca em Jesus a sua Salvação, a sua confiança. Jesus se torna a sua escolha fundamental. A escolha fundamental é aquela que orienta todas as demais. Quem escolhe Jesus, como referência e absoluto, vive em função do amor de Deus. Recorda que Jesus é o nosso Salvador. Unifica os desejos, procurando fazer sempre a vontade de Deus. Todas as ações e atitudes, passam a honrar o Senhor!!

Irmãos, a Palavra de Deus é convite a construirmos o nosso projeto de vida, segundo a vontade do Senhor. Qual é o seu projeto de vida? Projeto de vida é não deixar a vida te levar, mas é você conduzir a sua própria vida. Planejar os passos que se dará, que caminho se quer seguir. Como católicos, somos chamados a construir a nossa vida, seguindo o Mestre, razão de nossa vida e felicidade eterna. Eu digo: Assuma a sua vida, os seus problemas, a sua história. Conduza sua vida com Cristo Jesus!




Pe. Edson Roberto dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário