Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tomai cuidado com a ganância


VAIDADE DAS VAIDADES

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade! Usamos, comumente esta frase, para criticar ou apontar alguém que se cuida demais da sua beleza pessoal. Está frase vai além e o português não nos ajuda a entender. O correto seria traduzir: Fugacidade das fugacidades, tudo é fugaz. Tudo é efêmero, passa. Eclesiastes, na primeira leitura, nos ensina que não devemos nos apegar a nada. Ao mesmo tempo que é preciso ter as coisas é preciso ser livre delas, pois a morte cancelará tudo o que fizermos. O que nos restará? Nada. Nosso dinheiro, nada. Nosso corpo bonito e sarado, nada. Nossas roupas, nossos bens e pertences, nada. Todo o patrimônio, herança, casa bonita... nada. Irmãos a Palavra de Deus nos ensina que a ganância nos faz esquecer de Deus e dos irmãos.

Jesus disse no Evangelho: “Tomai cuidado contrato tipo de ganância”. Ele chama de louco quem se prende a dinheiro e as coisas deste mundo. Irmãos, o mundo nos treina para sermos super gananciosos: comer demais, comprar sem necessidade, gastar dinheiro à toa. A ganância nos torna eternos insatisfeitos com o que temos. Tudo é insuficiente!!! Olhemos para a nossa vida do dia a dia e reconheçamos a nossa ganância: naquele que rouba na pesagem de um produto ou no preço, alguém não dá o troco correto, outro que ocupa a vaga de uma pessoa idosa num ônibus, um irmão que come um biscoito e não partilha com o outro na mesma casa.

A ganância também torna as pessoas como nossas propriedades: ele é meu... ela minha propriedade. Olha aí... a fonte do ciúmes.

Nossa cultura é gananciosa. As pessoas sempre estão querendo passar a perna nos outros, para ter mais, custe o que custar, enganando e mentindo. Enquanto alguns tem salários milionários, acumulam aposentadorias, outros são obrigados a viver com o salário mínimo, ou até menos do que isto. Como disse Jesus na parábola, no último momento da vida Ele nos dirá: “E para quem ficará o que tu acumulastes?”

A ganância nos faz ricos perante o mundo, contudo miseráveis diante de Deus. De nada adiantarão as coisas desta de terra, se não tivermos o Tudo que é Deus. Quem só vive para viver, comer para comer, trabalhar para trabalhar sem buscar a Deus, está abandonando a salvação que vem de Deus. É preciso buscar a Deus. A nossa ganância nos torna vazios da graça de Deus e cheios das coisas deste mundo. Nenhuma pessoa e nenhuma coisa pode preencher o nosso coração de paz. Pobre de nós, ao colocarmos a nossa felicidade no dinheiro e nas coisas.

Que o Senhor nos dê sabedoria para administrar bem os bens deste mundo. Amém.


Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário