Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pregação Quinta-feira Santa


QUINTA-FEIRA SANTA


Prezados irmãos em Cristo Jesus!

Nesta noite santa, celebramos instituição da Eucaristia. Na segunda leitura diz aquilo que proclamamos em cada santa missa: “Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estarei proclamando a morte do Senhor”. Meus, pela rotina da vida e por celebrarmos várias vezes a missa, esquecemos do mistério profunda da Eucaristia. Qual é a relação que há entre a Eucaristia e o Calvário? Todas.

Jesus disse: Isto é o meu Corpo. Isto é o meu Sangue. Ele próprio, pela sua vontade, instituiu a sua presença nas espécies do Pão e do Vinho.

Jesus é o nosso verdadeiro Cordeiro. Na primeira do Livro do Êxodo, fala-se um cordeiro sem defeito, macho, que Deus se utilizou dele, para salvar o seu povo. As portas das casas e os israelitas marcados por este sangue foram protegidos da praga exterminadora. Aquele sangue era sinal da presença de Deus. O sinal transmite e aponta para. Jesus é o nosso Cordeiro, pelo seu sangue derramado na cruz, nós somos perdoados de nossos pecados. Pelo sangue de Jesus, o diabo é derrotado. O amor vence. Na sua entrega dolorosa na cruz, Jesus derramou o amar que salva, amar faz que faz acontecer a Páscoa. Pelo seu sangue passamos das trevas para luz, da morte para ressurreição. O sangue de Jesus transforma as nossas vidas. E tudo este martírio, aconteceu no Calvário.

Jesus é Deus, e tudo aquilo que dele é eterno. A vida de Jesus ficou gravada na memória divina, na eternidade. Sempre é presente. O seu nascimento e também a sua morte e ressurreição. Se Jesus deixou a sua presença na Eucaristia, esta presença comporta todo o amor, toda dor, todo sacrifício, toda humilhação experimentado por Jesus. No altar está o mesmo que caminhou pela Via Sacra, foi pregado na cruz e morreu por nós. Podemos dizer, sem medo, que aqui, o altar de Deus, na hora da Santa Missa, pelas mãos dos sacerdotes, o Calvário se faz presente. Que lugar santo é aqui! Que maravilha, que benção é poder celebrar a Eucaristia!

Ao recebermos os seu Corpo e Sangue na Santa Missa, somos envolvidos por Jesus. Já parou para pensar? Que o Corpo de Jesus se junta o nosso corpo, nossas entranhas. É Deus, pelo Espírito Santo, correndo dentro nós. Quem comunga com fé a Eucaristia é envolvido por Jesus, o mal não tem poder sobre esta pessoa. A presença de Jesus acompanha aquele que O recebe. E Jesus toma parte de sua vida. Ficamos cheios de Luz de Deus. Tudo o que Jesus fez em vida, ele pode fazer pela Eucaristia. Aqui está o grande Milagre do Amor.

Esta graça se dá pelas mãos de todos os sacerdotes. Rezemos hoje pelo sacerdotes do mundo inteiro, que por suas vidas, continuam a missão de Jesus. Lavar os pés, como Jesus ensinou é servir. E o sacerdote serve ao povo por meio da pregação da Palavra, por meio da caridade e ensino, e especialmente pelos sacramentos. Quando o padre visita um doente ou celebra a santa missa, ele está a serviço do povo de Deus, em nome de Jesus. No altar, o sacerdote pela consagração, é o próprio Cristo se dando a nós.

Quem sou eu para tamanha graça? Ninguém, um pecador. Ele me chamou assim mesmo para Lavar os pés. E Deus é maior que as fragilidades dos sacerdotes.

Nos últimos tempos, como muita tristeza, temos acompanhado uma série de escândalos envolvendo pessoas do clero. É importante lembrar, que o fato um padre errar na sua vida, não quer dizer que todos estejam nesta situação. Quando um padre sozinho comete um grave erro não é a Igreja, não é o evangelho que estão errando. Mas a natureza humana. Infelizmente, a mídia tem colocado todos os padres como se todos fosse criminosos, pedófilos e outras coisas mais. Não. Os que são fiéis não saem nos meios de comunicação. Os que ajudam os pobres e dedicam suas vidas pelo povo de Deus não são alvos de reportagens. Não quero justificar erros de ninguém, contudo é preciso tomar cuidado com a língua e com os comentários que fazemos dos sacerdotes. Só no Brasil, são mais de todos 18.000 padres. Será que todos são pedófilos e pervertidos?

Não, porque eu não sou assim. Sei que há erros humanos, todavia a realidade não é como querem apresentar na mídia. Eu continuo a ser padre e a exercer o meu ministério, com amor e muito trabalho. Hoje de manhã, na missa dos santos óleos, renovei o meu compromisso.

Graças a Deus, a Igreja, pelo trabalho de Bento XVI está trabalhando para curar estes traumas, enfrentando as realidades do clero, buscando a justiça dos homens e de Deus. Que instituição tem se exposto internamente assim? Só quem tem compromisso com a verdade. Que instituição é capaz de pedir perdão? Só aquela que é movida pelo Espírito Santo, que mexe e purifica as estruturas.

Se há uma forma de atrapalhar a igreja, é destruindo o sacerdócio, humilhando os padres. E o diabo sabe disso. Rezemos então pelos padres. Como paróquia, rezem por mim. Quando a vocação de um padre produz frutos é a própria comunidade se beneficia disto. Quando o padre vai bem, a comunidade também vai. Quando o padre é santo, o povo vai se tornando santo também.

Pe. Edson

Um comentário:

  1. Padre, Sei que é redundante falar isso mas, todas as suas pregações são de uma profundidade muito singular, pois todos sabemos que o Senhor tem um dom que lhe é peculiar(enviado por Deus)o dom da palavra, porém, para mim em particular algumas de suas pregações tem ajudado muito,(nas minhas aulas e palestras)risos, coincidentemente esta pregação veio de encontro com a palestra que ministrei na quinta -feira pela manhã, ou seja, não podemos condenar uma caixa de laranjas, somente porque "uma" estava podre. tem sido muito útil e muito providente o Senhor postar as susas pregações, acredito que não seja só eu que se beneficia desta maravilha de aula, Obrigada. Ducimara / Liturgia - Missa das 09h

    ResponderExcluir