Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dia de Finados


MISSA PELOS

FIÉIS DEFUNTOS


Irmãos, diante da Morte das pessoas que amamos, silenciamos o nosso coração. Há um silêncio que domina os sentidos e o coração. Não há o que falar ou que fazer. Ela nos cala e nos revela nossas fraquezas humanas, nossa limitação. Revela que não somos eternos e que nem tudo podemos entender. Causa-nos medo. Medo de perder o que para nós é caro, a nossa própria vida. Humanamente falando, não queremos morrer, pois tudo o que é desconhecido nos causa medo. Como uma criança que chora ao sair do ventre da mãe, chora ao encontrar um mundo novo. Assim também choramos a morte.

Nesta liturgia há uma promessa: DEUS NOS LIBERTARÁ DA MORTE. É o que diz a primeira leitura: “O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lagrimas de todas as faces e acabará com toda a desonra ao seu povo em toda terra”. Para nós católicos, a morte é passagem para a vida eterna. Vida eterna é a nova vida dada por Deus, que ganhamos com a Ressurreição. É a vida transformada por Deus. Não deixaremos de ser o que somos: pessoas. Seremos nós mesmos perante Jesus. Mas nossa vida, nosso corpo, transformado por Ele. Assim como Ele, Jesus Cristo, venceu a morte, também nós venceremos, pelo dom da Ressurreição.

Nós enfrentaremos esta ruptura que é a morte, mas continuaremos pelo poder de Deus. Como disse, não há o que dizer perante a morte. Neste momento é preciso confiar Nele. Só Deus é Deus. O melhor que podemos desejar para os irmãos defuntos é o amor de Deus. Confiemos todos falecidos a Deus! Só Ele pode dar a vida eterna. Deus nos consola neste momento: Na morte, parece que Deus rouba aqueles que amamos, tirando os sem nos perguntar. Não queremos aceitar. Mas na verdade ele está dando o melhor: a Ressurreição, a vida eterna. A vitória sobre todo mal, sobre todo sofrimento.

No momento da morte, nos encontraremos face a face com Jesus. Ele é o Justo Juiz. Para que gozemos da graça no céu, ele nos pede que vivamos o amor neste mundo. Ser ovelha é ser dócil ao Pastor que é Deus e ao seu grande mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Ser cabrito é rejeitar Deus, viver sem Deus, não amar. Só amor nos salvará. Só amor nos levará para o Céu.

Que amor de Deus nos ensine a amar.

Que o amor de Deus purifique os nossos irmãos falecidos. Amém.

Pe. Edson Roberto dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário