Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Homilia - Solenidade de Todos os Santos




Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Irmãos e irmãs, celebramos hoje a Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus. Ao celebrarmos esta solenidade, adentramos no Mistério da Comunhão do Santos. ”. Segundo o Antigo Testamento, somente Deus é Santo. No livro do profeta Isaias, quando Isaias viu o Senhor no seu trono, escutou os serafins dizerem sem cessar: “Santo, santo, santo é Iahweh dos Exércitos, a sua glória enche toda a terra” (Is 6,3). É Deus a fonte da santidade. Somente Ele é santo. Toda vez que professamos a nossa fé dizemos: “Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos”. Acreditar na comunhão dos santos é confiar e acreditar que na unidade da santidade de Deus se faz presente em nós e nas coisas sagradas. Somos todos uma família aqui na terra e lá no céu.

Deus que é todo Santo se faz presente dentro de nós. Desde o início os cristãos, chamavam uns aos outros de “santos”. Os santos são aqueles que aceitaram Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador. E deixaram mudar por Ele. Hoje nós os santos de Deus, porque Ele se faz presente aqui e dentro de nós. Nós somos os santos dele, pois pertencemos a Ele.

A primeira leitura expressa bem isto: Ele viu uma multidão que estava diante do Cordeiro, que o adorava. Este usavam roupas brancas e palmas na mão. Estes não são anjos, mas homens e mulheres que já alcançaram a salvação dada por Jesus. Eles experimentaram a ressurreição, eis o significado das roupas brancas. Foram justos, o significado da palma na mão. Eles passaram por este mundo, experimentando a grande tribulação (morte), doando as suas vidas pelo Senhor. Viveram neste mundo como filhos de Deus e se converteram. É belo o que a leitura de João diz: “eram cento e quarenta mil, de todas as tribos de Israel”: 12x12mil, o número da totalidade. Os santos são muitos diante de Deus.Muito além daqueles que a própria igreja canoniza. Ser santo é muito mais que homenageado nos altares ou realizar grandes milagres é participação na vida de Deus. É estar envolvido nas coisas de Deus.

Nós católicos não adoramos os santos, pois Deus é a fonte de toda santidade. Eles são testemunhas daquilo que Cristo pode fazer em nossa vida. As suas vidas e história nos ensinam que é possível viver neste mundo o projeto de Cristo. A imagens nos recordam estes grandes homens e mulheres da igreja. Cada um de nós, temos o nosso santo de devoção. Eles devem nos inspirar a seguir o Cristo. Ser devoto é muito mais que fazer novenas ou pedir “milagres”, é se inspirar neste modelo de vida. Aprender a seguir o Cristo, como eles seguiram. Os santos de Deus tem muito a nos ensinar.

Todos nós somos chamados a santidade. “Sede santos, como teu Deus é santo” (Lv 20,7) E o caminho que Jesus nos propõe é o da Bem Aventurança, descrita no Evangelho: coração aberto a Deus (pobre em espírito), deixar-se conduzir por Deus, caminho de amor para com os outros (os mansos e misericordiosos), a pureza de coração, construção da paz. O caminho da Bem Aventurança é promessa de felicidade para os santos, para nós, aqui na terra e lá céu. Como você tem vivido a sua vida? Tem se esforçado para ser mais Deus? Ou continua a mesma coisa? Lembre-se de uma coisa: NINGUÉM SERÁ SANTO DEPOIS DE MORTO, SE NÃO O FOI QUANDO VIVO.

Que o Senhor envie o seu Espírito para que permaneçamos na santidade.



Pe. Edson Roberto dos Santos
01 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário