Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Homilia de Corpus Christi


“Daí-lhes vós mesmos de comer”

Daí-lhes vós mesmos de comer é a ordem de Jesus aos discípulos, diante daquela multidão faminta. Aquela multidão não era uma multidão qualquer, de pobres e miseráveis apenas. Era uma multidão de confiava em Jesus e esperava de Deus um sinal. Hoje somos nós aqui nesta Igreja, como diz o salmo 62, sedentos de Deus, com fome de Deus. A Igreja, sucessora dos apóstolos, por meio dos sacerdotes, oferece por meio da santa missa o “Pão da Benção”. Se soubéssemos o profundo sentido, se tivéssemos verdadeiramente fé, não desprezaríamos jamais uma santa missa, por nada. Missa é missa, independentemente do padre ou da santidade do sacerdote, do Coração de Jesus ou de Cura e Libertação, em latim ou inculturada, de 30 minutos ou de horas, é o mesmo mistério: do Pão e Vinho Consagrados, Corpo e Sangue de Nosso Senhor.

A primeira leitura diz que Melquisedec apresentou e abençoou o Pão e o Vinho. Assim também Jesus abençoou o pão e os peixes para aquela multidão. Quem come deste pão recebe a benção, pois Ele nos comunica a presença de Jesus. Benção quer dizer a presença de Deus que morada em nós. Ao tomarmos a Eucaristia, Jesus penetra profundamente em nossa vida, tocando nossas células, pensamentos, espírito. Tudo é santificado pela sua presença. A Eucaristia, como Pão da Benção, fortalece a nossa vida, concede-nos força para vivermos neste mundo, é cura contra as enfermidades do corpo e da alma, é libertação, pois nos tornamos como um sacrário de Deus. Como ensina S. Tomás de Aquino: “É o maior dos milagres que Cristo realizou”. O Todo Poderoso presente no Pão e no Vinho Consagrados. Não existe benção maior do que comungar, estar com o Cristo dentro de nós. A Santa Missa é um verdadeiro Milagre.

Para que a hóstia e vinho, fruto do nosso trabalho humano, se tornem divinos acontece uma verdadeira intervenção divina. Deus desce aqui. Na Santa Missa, o sacerdote diz: “Mandai vosso Espírito Santo..... Aqui neste altar, acontece a obra de Deus, é Ele que age, e pelo seu poder. Ele disse: Isto é meu Corpo. Isto é meu Sangue. As palavras de Jesus são eternas é Ele mesmo que se faz presente, pelas palavras entoadas pela boca do sacerdote. Ele quer se dar a nós e nos alimentar, Dele mesmo. Ele mesmo, Ele que nasceu, morreu e ressuscitou ao terceiro.

A Eucaristia é um Milagre, porque é o próprio Cristo que se faz presente. Colocamos em nossa igreja um sacrário com o desenho do Fiel Pelicano: o Pelicano é uma ave, que ao faltar alimento para os filhotes, arranca da própria carne para o seus filhinhos. Assim é Cristo, Ele se deu na cruz por nós. Na Eucaristia, o altar se torna ao mesmo tempo: a Manjedoura, o Calvário e o lugar da Ressurreição. Ao entrar em sua igreja, a primeira coisa fazer logo após o sinal da cruz é reconhecer a presença de Jesus aqui no Sacrário. O pessoal faz reunião, ensaio, entra e sai da missa como se estivesse em qualquer lugar e não se lembram da presença de Jesus. Filhos a Casa é dele. Nem se recordam que aqui é um lugar de adoração. Só por Deus... estamos nos esquecendo que aqui é um lugar sagrado. Por isto irmão, não tenha medo em dobrar os seus joelhos neste banco e reconhecer: Jesus está aqui.

Infelizmente, as pessoas, inclusive muitos católicos, não valorizam a santa missa em suas comunidades. Aqui em São Paulo, temos muitas facilidades para celebrar o santo sacrifício. Em muitos lugares do país, reza-se uma missa a cada seis meses ou uma por ano, como na Amazônia. Tratamos a missa como se fosse qualquer coisa, uma obrigação. Ela é um encontro com nosso Salvador. Onde se celebra a missa, Jesus congrega o povo, como no Evangelho. Quer destruir uma comunidade: deixai-a sem padre e sem eucaristia. Ela acaba, pois só Ele é capaz de reunir o povo ao redor de uma mesmo altar. É Jesus que nos une aqui.

Para nós católicos a santa missa é cumprimento do mandamento do Senhor: Guardar o dia do Senhor. As pessoas hoje em dia trocam a santa missa por qualquer coisa: passeio, cansaço, excesso de trabalho, copa do mundo, festa junina, visita e por não terem roupas bonitas. É um verdadeiro sacrilégio, pois a Palavra de Deus diz: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Só estamos dispensados da santa missa se estivermos muito doentes ou assistindo um grave doente. Para quê nos servem tantos feriados, se o próprio povo não vive, não celebra. Enquanto não vivermos a nossa fé, os outros vivem, com suas marchas, atraindo para seus bancos de igreja. Não podemos buscar a santa missa, apenas quando estamos com problemas, mas sempre. Sempre precisamos de Jesus.

Perdemos até a noção de pecado: a pessoa falta o mês todo na missa, quando vem comunga. Acha-se normal vir de vez em quando. Ainda bem que Jesus não é assim. Ele vem sempre na santa missa. Missa não é conveniência. Missa não é delivery, disque pizza (se pede quando quer).. O povo quer casar, fazer 1º Eucarístia, Crisma, se casar, ser agente de pastoral, quer trabalhar na igreja, ser padre, sem amar Jesus na Eucaristia. Não dá! É um menosprezo a este milagre. É menosprezar o próprio Cristo. Sem Ele é em vão nosso trabalho e esforço.

Pe. Edson

Um comentário:

  1. oi!padre sua benção. Padre eu vejo muito isso como catequista,pessoas 60anos que de repente resolvem ser cristão,e que é casado com duas pessoas deferente e ja mora c/ outra , mais dá um geitinho pra comungar e de preferencia rápido pq elas não tem tempo, pra reúnião!assim s/ amor s/conhecer.um casamento onde a noiva n/conhece o noivo+quer casar!me pergunto muitoo q/fazer?????? nessas horas

    ResponderExcluir