Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Amai-vos uns aos outros


O TRIUNFO DO AMOR


Irmãos, Jesus, no Evangelho, deixou-nos o grande mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”. Irmãos, somos chamados pelo próprio Mestre a amar. A nossa vida, nossa peregrinação neste mundo, deve ser marcada pelo amor. Oh, Meu Deus!! Se amássemos não haveria tanta destruição, guerras, violência e morte. Nossas famílias e o mundo se tornariam como o paraíso de Adão e Eva, com tudo de bom. Como anda o nosso coração, está cheio do quê? Amor? Ou: rancor, mágoa, inveja, mentiras, vinganças?

Jesus disse: “Amai como eu vos amei”. Jesus é o Mestre do Amor. O Amor de Jesus é específico, é o pleno amor, o amor de Deus. Amar como Jesus é doar-se totalmente ao outro, sem medidas para que encontro seja realizado. É sacrifício, doação sem medidas, sem esperar gratidão. Amor faz tudo, vence limite, rompe preconceitos, para amar. O amor de Jesus enfrenta a cruz, o sofrimento. Irmãos, todas estas palavras são bonitas. É preciso tomar cuidado para não ficarmos no romantismo, isto é no amor especulativo. É bonito, encanta, contudo é o amor é experimentado, por excelência na vida. Eu comparo o amor a uma mãe, que faz de tudo pelos seus filhos e só recebe ingratidão. Faz de tudo pelo marido, e ele é um cachorro. Não agradece nada, só exige. É bruto e estúpido. Mas com todo carinho e paciência, e alegria, ela continua a servir a cuidar da casa. A sua alegria é servir. É ver os filhos e o marido bem. Isto lhe traz paz interior. Ela faz a sua parte. Ela ama.

Para realmente avaliarmos se estamos amando é preciso olhar para o modo como tratamos as pessoas. Jesus disse: “Uns aos outros” e não “Amai a si mesmo”. Segunda pergunta a partir do Evangelho: Como tratamos as pessoas de nossas famílias, da igreja e do nosso ambiente de trabalho? Quando amamos atraímos o outro para nós, conseguimos realizar a unidade. E somente com muito amor no coração que vivenciaremos: paciência, bondade, misericórdia, compaixão e a caridade. O mundo está se afastando de Deus! As pessoas fazem maldades, não se olham e não se visitam mais. Cada um por si e Deus para todos, dentro da própria Igreja e nas famílias.

O amor nos faz experimentar o amor de Deus. Quando amamos, Deus nos ajuda a enfrentar a cruz de cada dia. Ele se torna leve, pois Ele carregou sobre si as nossas dores. O amor abre as portas para consolação que vem de Deus. Mesmo que soframos, por Deus, continuemos a amar pois ele nos ajudará. “Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes”.

Quando amamos as pessoas, somos nós mesmos que somos benefeciados. A energia amorosa envolve toda a nossa vida. O falta de amor congela a vida, o coração. Como há corações endurecidos por falta de amor. A falta de amor nos impede de acolher a Deus e aos irmãos, nos causa medo. Faz de nós indiferentes ao outro, frios nos sentimentos, orgulhos. A dureza do coração nos faz a vida se tornar chata, sem sal e sem açúcar. O amor que vivermos nesta terra abrirá ou não o céu para nós. Que o Senhor nos ajude a amar, especialmente aqueles que nos perseguem, falam mal de nós, aqueles que nos irritam, enojam. Coloquemos todos os nossos desafetos aqui no altar e peçamos: “Senhor ajuda-nos a amar”.


Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário