Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Homilia na Noite do Natal


Meus irmãos e irmãs em Cristo, nesta noite completaram-se os dias de Maria dar a luz. Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor. É Natal, o dia do nascimento de nosso Salvador. O Natal meus irmãos não é uma fabula, um mito. O presépio não é um teatro ou uma caricatura falsificada. O Natal é um evento concreto na história da humanidade. Deus nasceu. O Filho Eterno do Pai dignou-se nascer do seio de uma mulher, pela unção do Espírito Santo.

O Natal é festa de Luz, pois Deus é Luz. E o Menino que nasce é Deus feito homem, Deus com cara de gente. Lembremos a Palavra:

O povo que andava na escuridão....viu uma grande luz.

Os que habitavam nas sombras da morte...uma luz resplandeceu.

Um anjo do Senhor apareceu aos pastores...e a glória do Senhor os envolveu de luz

Maria deu à luz o seu filho primogênito.

Conforme ensina a Palavra, quando a luz se faz presente a vida, a salvação a graça acontece. Filhos, o símbolo e a razão do Natal é o Menino Jesus. Ele é a Luz. Como católicos, devemos permanecer firmes na nossa fé, para não sermos engolidos pela incredulidade do mundo. Só a fé é capaz de nos fazer reconhecer a Luz que brilha nesta noite. Celebrar o Natal sem oração, sem fé e sem participar da missa é estar nas trevas. É celebrar o nada, as coisas do mundo.

Filhos, por conta da falta de fé o Natal tem se tornado um período de correrias, stress, filas, congestionamento, irritação. Mesmo quem está de fora das correrias, acaba sendo envolvido por este estress. As pessoas só ficam preocupadas com o comer e o beber, os presentes. Para que tantos excessos neste tempo....? Para que tanta ansiedade? A segunda leitura diz hoje para nós: “A graça nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio”. Deus equilibra o nosso coração, acalma nossas paixões, nossas emoções, desejos, vícios. Deus faz vencer aquilo que é mal em nós. A Luz de Deus é a única que pode entrar no mais profundo de nosso ser. Uma pergunta que devo fazer neste noite é: Onde devo me equilibrar na minha vida?

O mundo está desequilibrado e nós também, muitas vezes. Quanta ódio, quanto vícios! A festa do Natal deve nos fazer olhar para dentro nós, para nos encontrarmos, experimentarmos o amor de Deus. As pessoas hoje são como os enfeites, só casca. E continuam a mesma coisa por dentro.O que adiantou toda comida e correria se não estivermos em paz com a gente mesmo?

Irmãos, alegremo-nos. Nós, como os pastores, encontramos a Luz. Que possamos permanecer na Luz que é Cristo o Senhor. Que Ele traga a Paz e o equilíbrio a todos nós e para nossas famílias. Que o Menino Jesus ilumine cada uma de nossas casa e todo mundo, especialmente aqueles que ainda não andam na Luz. Que o Menino Luz ilumine a vida de nossa Igreja, de nosso povo em 2011. Amém.

Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário