Participe conosco!
Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Comunicado
Homilia na Festa da Sagrada Família
Meus irmãos em Cristo, é Natal! Jesus nasceu e veio a este mundo, numa família, com Maria e José. A presença de Jesus numa família revela que toda família, fundada na fé e no sacramento do matrimônio, é sagrada. Tudo aquilo que é dado a Deus é para sempre. Assim nossas famílias também são sagradas, pois entendemos a luz da Palavra, que Ele habita no amor que une a família. Ter família é ser abençoado por Deus e é por meio da família, que o Pai nos transmite amor. Vejamos no Evangelho, o cuidado de São Jose para com Maria e o Menino. Ele fez de tudo para proteger os dois, saindo de um lugar para o outro, fugindo, como mendigos e migrantes. São José é exemplo de quem luta pela família.
A primeira leitura do livro do Eclesiástico diz o modo como deveriam ser nossas casas: lugar de respeito, de diálogo, obediência e amor. Os pais são os primeiros responsáveis pela ordem da casa. Quando, por algum motivo, se perde este critério, a própria família fica perdida. Quando não se sabem quem manda e quando os filhos fazem somente o que querem, perde-se os limites e deixam de aprender responsabilidade. É nos limites colocados por um pai e uma mãe que aprendemos que a vida não é fazer apenas aquilo que a gente quer. Nós precisamos de correção, de chamada de atenção, de bronca. Precisamos de quem nos ensine a ser gente. Uma família para viver em paz, necessita de regras e responsabilidades, desde os adultos até as crianças.
Muitos pais ficam com dó dos filhinhos e vão acostumando mal seus filhos e tornam vítimas dos próprios filhos; fazem o que eles querem. O resultado da falta de autoridade dos pais hoje é a formação de uma geração mimada e dependente. O não de um pai e uma mãe, quando feito no amor, é sempre uma prova de amor. Não estou aqui falando de violência, mas educação e orientação. Acompanhar a vida do filho, para que ele não se perca no mundo.
Muitos pais criam seus filhos e eles vão para o caminho do mal. Que nenhum pai e mãe sinta remorso, se o seu filho está num caminho errado.Os filhos são criados para o mundo e não são nossa propriedade. Quando crescem, constituem um caminho diferente, outra vida. Perante Deus, basta que tenhamos lançado a semente, isto feito o melhor, dado uma educação e ensinado a amar a Deus. Se o filho estiver na pior, por amor a Deus e ao filho, devemos estender a mão, para livrar do Herodes que queira destruí-los, seja qual for. Pois é na família, que devemos encontrar apoio e refúgio.
Que a Sagrada Família de Nazaré, abençoe as nossas famílias. Amém.
Pe. Edson
sábado, 25 de dezembro de 2010
Homilia na Noite do Natal
Meus irmãos e irmãs em Cristo, nesta noite completaram-se os dias de Maria dar a luz. Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor. É Natal, o dia do nascimento de nosso Salvador. O Natal meus irmãos não é uma fabula, um mito. O presépio não é um teatro ou uma caricatura falsificada. O Natal é um evento concreto na história da humanidade. Deus nasceu. O Filho Eterno do Pai dignou-se nascer do seio de uma mulher, pela unção do Espírito Santo.
O Natal é festa de Luz, pois Deus é Luz. E o Menino que nasce é Deus feito homem, Deus com cara de gente. Lembremos a Palavra:
O povo que andava na escuridão....viu uma grande luz.
Os que habitavam nas sombras da morte...uma luz resplandeceu.
Um anjo do Senhor apareceu aos pastores...e a glória do Senhor os envolveu de luz
Maria deu à luz o seu filho primogênito.
Filhos, por conta da falta de fé o Natal tem se tornado um período de correrias, stress, filas, congestionamento, irritação. Mesmo quem está de fora das correrias, acaba sendo envolvido por este estress. As pessoas só ficam preocupadas com o comer e o beber, os presentes. Para que tantos excessos neste tempo....? Para que tanta ansiedade? A segunda leitura diz hoje para nós: “A graça nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio”. Deus equilibra o nosso coração, acalma nossas paixões, nossas emoções, desejos, vícios. Deus faz vencer aquilo que é mal
O mundo está desequilibrado e nós também, muitas vezes. Quanta ódio, quanto vícios! A festa do Natal deve nos fazer olhar para dentro nós, para nos encontrarmos, experimentarmos o amor de Deus. As pessoas hoje são como os enfeites, só casca. E continuam a mesma coisa por dentro.O que adiantou toda comida e correria se não estivermos em paz com a gente mesmo?
Irmãos, alegremo-nos. Nós, como os pastores, encontramos a Luz. Que possamos permanecer na Luz que é Cristo o Senhor. Que Ele traga a Paz e o equilíbrio a todos nós e para nossas famílias. Que o Menino Jesus ilumine cada uma de nossas casa e todo mundo, especialmente aqueles que ainda não andam na Luz. Que o Menino Luz ilumine a vida de nossa Igreja, de nosso povo em 2011. Amém.
Pe. Edson
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Mensagem do padre
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Fotos da apresentação no Shooping
Reforma da entrada a todo vapor
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Programação de Natal
Homilia do 4º Domingo do Advento
Meus irmãos
Neste quarto domingo do Advento, a Palavra nos fala a respeito de em um sinal, que vem do céu e da terra. Na primeira leitura temos: “Pede ao Senhor teu Deus que te faças ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer das alturas do céu”. Esta palavra meu irmãos se realiza
Maria é este sinal que aponta a chegada do Senhor. A sua maternidade nos alegria. Quando uma criança está para nascer, ficamos na expectativa, alegres. Quando vai nascer.... Assim também estamos. E Maria é aquela que anuncia, dá o presságio, aponta para esta chegada. Influenciados por outras religiões, alguns rezam: Santa Maria, Mãe de Jesus. Rezar assim é distorcer a palavra e reduzir a verdade do próprio Cristo. Ela é uma mãe do Filho Eterno que se fez carne. Isto é: Mãe de Deus. Ela não é mãe só do homem, mas o próprio Deus, pelo poder o Espírito, nasceu do seu ventre. No evangelho está a resposta: “Eis que a Virgem conceberá e dará a luz um filho. Eles será chamado pelo nome de Emannuel, que significa: Deus está conosco” .
No Evangelho, aprendemos com Maria e José, o pais de Jesus, a prepararmos o nosso Natal:
Com Maria: fazer o bem a todas as pessoas, levar o amor e ajudar o nosso próximo, como ela fez com sua prima Isabel. Se uma pessoa de fé. Ela é aquela que acolhe bem as pessoas. É alegre, feliz e louva a Deus. Como você pretende acolher as pessoas na sua casa?
Com José: coragem para recomeçar a vida, um novo tempo. O Natal reanima a nossa fé, para sermos mais santos. José é aquele que sonha. Devemos renovar as nossas esperanças. O futuro será melhor, porque Deus virá. Ele é aquele que cuida da sua família, de Maria e José. O tempo do Natal é tempo para repensarmos a nossa convivência familiar, entre marido e mulher, pais e filhos, tempo de pedir perdão sincero. Será que nossa família está preparada para acolher o Menino Jesus?