Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Homília na Santíssima Trindade

TRINDADE DE AMOR

Irmãos, o Deus que cremos é Um e Três. È UM, porque há um único Deus verdadeiro sobre a face da terra. É três, por Ele que é Um é três Pessoas. É o chamado mistério da Santíssima Trindade, que hoje celebramos. Este Mistério está além da nossa compreensão humana é uma realidade divina: este é o jeito do nosso Deus. O Pai na sua infinita bondade, das suas entranhas gerou o Filho e o Pai e o Filho nos deu o Espírito. Deus que é amor não quis ficar sozinho, Ele é comunidade de amor. As leituras desta santa missa revelam que a Trindade Santa é uma Trindade de Amor. Na primeira leitura, Moisés diz “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. Na segunda leitura S. Paulo nos saúda com “a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo”. Já no Evangelho, João afirma que “Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho Unigênito”. O dom que hoje nos é dado por Deus é o dom do amor.

Meus irmãos, nós não somos qualquer coisa para Deus. Ele nos trata como a realidade mais importante. Ele faz de tudo para nos salvar. Amar é dar-se, e fazer da sua vida um dom para outro. E Deus sempre está a nossa procura, assim como na primeira leitura Deus desceu da nuvem e permaneceu Moisés, assim Ele quer chegar e adentrar na nossa vida se acreditarmos nele. Façamos como Moisés, vamos buscar a Deus, subir a montanha. Este gesto de Moisés representa a busca humana pelas realidade divinas. Não se acomode não sua fé, na sua “missa que você já participa” ou “naquilo que já faz dentro da igreja”, é preciso buscar ainda mais e esta presença nunca é excessiva em nossa vida. Há pessoas dentro da igreja que se contentam com pouco. Para elas, saber um Pai e uma Ave Maria já é suficiente, ou ir numa missa de vez em quando. Porém o amor a Deus nos impulsiona, como Moisés, a nos prostrarmos por terra. É preciso aprender a rezar, a ler mais a Bíblia, a se envolver num trabalho dentro a igreja, é preciso ser mais santo. O cristão sempre está em busca.

O Mistério da Trindade Santa nos ensina que para viver em comunidade é preciso fazer a experiência do amor. Sem o amor não é possível ser Igreja, ser família ou trabalhar em grupo. É o amor que faz com que reconheçamos a importância do outro. Tomando o pedido de Moisés a Deus, que disse “Senhor Deus misericordioso, clemente, paciente, rico em bondade e fiel”, aprendemos que o amor se desdobra em atitudes nas relações. Aquele ama de verdade coloca-se no processo do perdão, sabe ouvir, esperar, sempre tem boas expectativas e não trai jamais. Como está o seu convívio aqui dentro da Igreja? Como está o seu relacionamento com as pessoas na sua casa? São perguntas que a Palavra nos faz, não para julgarmos os outros, porém a nós mesmos. Será que sou reflexo da Trindade Santa?


Pe. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário