Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Homilia - Quarta-feira de Cinzas


Irmãos em Cristo!

Reconciliai-vos com Deus.

Iniciamos hoje a Quaresma. Quaresma tempo de preparação para a grande Páscoa do Senhor. São quarenta dias, que relembram os quarenta anos que o povo caminhou no deserto, os quarenta dias que Jesus passou no deserto enfrentando Satanás. Este tempo, que nos lembra caminhada, é um grande convite do Senhor a voltarmos a nossa atenção para vida, e abrirmos caminhos para o Senhor passar. O pecado pessoal e o pecado do mundo impedem a passagem, a libertação prometida. O salmo expressa bem a nossa condição de pecadores: “Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos”.

Na primeira leitura, Joel, diante do pecado do povo convoca a grande assembléia. Todos são chamados. É o próprio Senhor querendo entrar em nossa vida. “Voltai para mim com todo o coração”. O Senhor está nos chamando a retornar para sua presença, para o seu caminho. O pecado é o caminho da morte, do mal. É preciso que esta volta, que esta conversão seja verdadeira, para não ser hipocrisia. “Rasgar o coração” é mostrar a nossa verdade para Deus, as nossas misérias, vícios, erros, maus pensamentos, mentiras que guardamos dentro nós. Olhe para sua vida e veja o que você precisa mudar nessa Quaresma. Faça um propósito de mudança.

Jesus nos propõe um caminho de conversão, por meio da esmola, oração e jejum. A esmola não é dar o que sobra para os pobres e para a igreja. É ser caridoso. Ajudar materialmente alguém que está carente. A esmola nos ajuda a vencer o nosso egoísmo que faz acumular e a tornar o mundo mais desigual. A oração é comunhão com Deus. Quem não reza está longe de Deus. Pela oração entramos na sua presença e experimentamos o seu amor. O homem que reza, reza porque tem sede de Deus. É preciso oração para uma verdadeira conversão. No jejum, experimentando a fome, somos chamados a ter fome de Deus. Com o jejum aprendemos a vencer as paixões, os vícios, os sentimentos que querem nos escravizar. O jejum educa o nosso corpo para Deus.

Com a Quaresma, damos início a Campanha da Fraternidade, que traz como tema: “Economia e Vida”, com o lema: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Ela é ecumênica é há outras igrejas cristãs celebrando também. A economia é a administração do bens e riquezas. Como cristãos, é precisa lembrar as palavras de Jesus que nos incentivam a não acumular bens neste mundo..A campanha da fraternidade nos impulsiona a concretizarmos a nossa parte, para que a economia não vise apenas o lucro, mas leve em conta os valore éticos e a dignidade humana. O modelo atual de economia gera desigualdade, miséria, fome e morte. Lembro que a Campanha não é contra o dinheiro, mas a favor da sua boa utilização em benefício de todos. A economia precisa de conversão. Somos egoístas? Somos escravos dos bens e do dinheiro?

Peçamos a Deus, a graça da conversão. Amém.

PE. EDSON

Nenhum comentário:

Postar um comentário