Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

3º Domingo do Advento


PALAVRA QUE É VIDA E LUZ

Irmãos em Cristo Jesus, hoje as leituras nos convidam a reconhecer a importância da Palavra de Deus em nossa vida. A igreja, como seguidora de Cristo, é chamada a se alimentar e a Proclamar a Palavra de Deus. Jesus, no Evangelho, foi a sinagoga e levantou-se para fazer a Leitura. Como Jesus, para cumprirmos a nossa missão é preciso estar cheio da Palavra de Deus. A Palavra de Deus nos unge com o poder do Espírito Santo, é caminho que devemos seguir.

A 1º Leitura nos ajuda a compreender esta importância: Esdras e Neemias, sacerdotes, convocaram o povo para ouvir a Palavra.. Quando o povo voltou da escravidão do Exílio, eles recomeçaram a vida ouvindo a Palavra de Deus. Não fizeram nada sem consultar, meditar a Palavra. A Palavra deve estar presente na nossa vida, orientando o nosso agir e enchendo o nosso coração.

Destaco aqui alguns detalhes:

Esdras fez a leitura: ao ser proclamada, lida, a Palavra de Deus toca os nossos corações. Deus fala conosco. A 1º leitura, o salmo, a 2º leitura, o Evangelho é Palavra de Deus anunciada na Santa missa.

O povo escutava com atenção: Quando você participar da santa missa, preste atenção. Focalize o seu coração. Não é para ficar preso a folhetinhos ou liturgia diária. Perceba o que está sendo falado, as palavras, os nomes, a mensagem. Quem quer receber o amor de Deus, não pode ficar conversando na hora das leituras e estar por estar.

O povo ficou em pé: Quando Deus se revela é preciso respeito, reverência. Nós, cristãos católicos, na proclamação do Evangelho também ficamos de pé, pois Jesus está se revelando a nós. Alguns irmãos, daqui ou de outras igrejas, parecem que ficam cansados de Deus. Vem e continuam escravos do relógio. Outros, atendem celulares.... O momento é Dele. Roupas que não expressam o momento.

O povo ouviu a Palavra e todos entenderam: é a nossa missa, como paróquia. Proclamar a Palavra de Deus. E esta Palavra de modo que o povo entenda. É um direito nosso. Os padres e os pregadores leigos devem assim fazer, para o povo seja mais de Deus.

O povo chorou: a Palavra de Deus tem o poder de tocar a nossa vida, gerando conversão. O choro é sinal da conversão e da libertação. É ela que fortalece, enche o coração, ajuda a vencer o pecado e o mal, os vícios, o mal.

Irmãos, como pastor, reconheço que precisamos crescer como leitores. Infelizmente, o nosso povo não tem a cultura de ler a Palavra de Deus. Chegou a hora de acordarmos para a Palavra! O católico deve ser alguém que entende e ama a Palavra. Busque ler a Bíblia na sua casa, ler as histórias bíblicas, conhecer os personagens, a história de Jesus, as cartas de São Paulo. Não permita que a Bíblia seja um enfeite na sua casa! Leia a cada dia um trecho do evangelho, escolha um livro bíblico, medite um salmo. Não é leitura por leitura. Leitura e meditação: deixar Deus falar. Aproveite também as oportunidade que a igreja propões. Às vezes temos chance aqui de aprofundarmos neste conhecimento, mas não damos valor, não participamos. Que o Senhor nos converta, amém!


Pe. Edson Roberto dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário