Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Homilia - Imaculada Conceição


IMACULADA CONCEIÇÃO



Irmãos e irmãs em Cristo Jesus, hoje é a Festa da Imaculada Conceição de Maria. Maria é a imaculada. A expressão imaculada recorda as palavras do Arcanjo Gabriel: “Alegra-te cheia de Graça”. Escute bem o que a Palavra disse: “Cheia de Graça”. Maria é toda santa, pois toda a sua vida (pensamentos, palavras, emoções, todo o respirar da sua vida) exalta ao nosso Deus. Deus habita na totalidade sua existência humana. Nela não há macula.

Na primeira leitura, temos o relato do pecado original, a queda, o pecado de Adão de Eva. A humanidade é pecadora, ao afastar-se da obediência de nosso Deus. Maria, pela providência e vontade dele (os evangélicos não acordaram para esta verdade bíblica) foi preparada, reservada, livre de todo. Deus preparou uma mãe, uma mulher, cheia do seu amor para gerar o seu filho. É vontade dele. Maria é toda cheia do Espírito Santo. Disse o Evangelho: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra”. Maria, pela sua presença, em nossas vidas, nas famílias e na Igreja nos comunica a presença do seu Filho Jesus. Ela é a Arca da Aliança. Onde Maria está, também o seu Filho Jesus está.

A sua Imaculada Conceição nos revela que Deus, apesar dos nossos pecados, nos dá poder e força para vencermos o pecado e os males disse. O mal, se cremos em Deus, não tem poder em nossa vida. Como Maria, o Senhor nos chama a sermos vencedores, vitoriosos nesta vida. Assim como Maria pisa na cabeça da serpente, do pecado, Deus nos concede autoridade também para isto. Olhando o mundo e nossas misérias, parece que só há “coisas ruins”, maldades,tragédia, pecado, inundação e terrorismo. Mas o Senhor está hoje dizendo: Como minha filha Maria, vocês também vencer e mudar o mundo. Desde que estejam comigo, cheios de mim.

Como paróquia, Maria se apresenta como modelo. Na historia de Adão e Eva, há a auto-suficiência e mentira do pecado. A nossa missão como paróquia é anunciar a verdade de Deus, converter os corações para Senhor e fazer o céu acontecer na vida bem concreta da pessoas. As pessoas aqui devem encontrar um santuário de graças, onde possam se reabastecer, ter as suas vidas mudadas. Aqui para ser uma comunidade do Senhor, como Maria, obediente a Deus.

Maria nos ensina o caminho da humildade. Maria é humilde está aberta a Deus e aos irmãos. É corajosa! Enfrentou os medos humanos. Como igreja, não devemos vencer todo medo de evangelizar, de mudar, de crescer. Deus está ao nosso lado. A Vila Augusta nos espera. Mas como Maria, também devemos ser: decididos. Ela apesar da sua humanidade, decidiu-se prontamente pelo Senhor. Ñão ficou em cima do muro. Ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor”. Todo o povo é chama e assumir a nossa paróquia, como comunidade. Aqui é a nossa segunda casa, nossa segunda família. Aqui se encontra a família de Deus. É preciso assumir as nossas obrigações, nosso batismo com firmeza. Igreja não é passamento. É um estilo de vida. Maria é serva. Que Maria nos ajude a servir o nosso povo. Abençoe a mim, padre desta Igreja e a todos os agentes de pastoral. Que outros possam se ajuntar a nós! As portas da igreja e das pastorais estão abertas para quem quiser ajudar e enfrentar a cruz.

Que Maria, neste jubileu de 50 anos de nossa paróquia, aqui na Vila Augusta, nos leve para o seu Filho Jesus. Amém.


Pe. Edson Roberto dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário