Participe conosco!

Seja bem vindo a nossa comunidade de Santo Antônio de Pádua, de Vila Augusta em Guarulhos. Nossos horários de missas dominicais são: 7h00/ 9h00/ 11h00 e 19h00. Durante a semana temos missas na segunda feira (19h30), quinta-feira (16h30) e às sextas-feiras (19h30). As confissões acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h00. Horários especiais e à noite devem ser marcados na secretaria paroquial. Para maiores informações entrem em contato conosco pelo seguinte telefone: (011) 2422-4133 e email: padreedson@ig.com.br .

Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Palavra é fonte de libertação




23º Domingo do Tempo Comum




Irmãos e irmãs, em Cristo Jesus!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


Irmãos, o Senhor nos chama hoje a compreender a dinâmica de sua Palavra. Na primeira leitura, o profeta Isaias, ao motivar os que estão desanimados e sem esperança, revela a promessa de Deus. Que Deus virá ao encontro de todos aqueles que estão sofrendo e com medo de viver. O grande sinal deste acontecimento é a transformação da vida do homem: o coxo que anda, o cego que passa a ver e o derserto transformado em oásis. Esta vitória do bem, revelada nos milagres, revela a chegada da salvação. Esta chegada da salvação se dá para nós na pessoa de Jesus, pois Ele vence, derrota e nos ajuda a superarmos tudo aquilo que impede a nossa vida. Jesus é a salvação no meio de nós.


No Evangelho, Jesus realiza a cura de um homem surdo e quase mudo. Percebe os gestos amorosos de Jesus: a imposição das mãos, o toque nos ouvidos, a saliva colocada na língua. Jesus se aproxima daquele que sofre, para curar, ou seja salvar. Ele toca para trazer vida. A saliva, no AT, possui um significado terapêutico. Lembra também que a cura dos males brotam das entram de Jesus. Que Ele é a fonte da vida, de onde jorram rios de água. Ele traz um nova vida para aquele homem. Jesus disse: “Efatá!”, e naquele instante com o toque e a Palavra, ele transformou a vida daquele homem. Qual o significado deste Evangelho para nós hoje?

1. Jesus é a nossa Salvação. E dele que brota a libertação de todos os males.
2. Jesus não faz mágicas e não engana as pessoas, por dinheiro. Assim também hoje, as curas e os milagres são sinais do amor de Deus para com a humanidade. Revelam que Deus está agindo no meio de nós.
3. Com Jesus a nossa vida pode ser transformada. Ele traz fé, esperança, motivação para viver. Não importa o estado ou inferno que esteja a nossa vida. Ele diz: “Criai ânimo, não tenhais medo!”. Com Ele, podemos vencer nesta vida. Desde que tenhamos fé na sua pessoa.
4. A Palavra de Jesus é Salvadora. A Palavra de Jesus traz salvação para aquele crê. A Palavra de Deus nos revela o amor de Deus. Eé pela Palavra que Jesus salva.

No tempo de Jesus, os surdos e os mudos eram excluídos da salvação. Não podiam ouvir a Palavra, a Lei. O mudo não podia se defender, professar a sua fé. Estavam condenados para sempre. Irmãos, o Evangelho nos mostra que a Palavra de Deus, tudo aquilo que ela ensina, é caminho seguro para encontrarmos a vontade de Deus para nós. Ao ouvir e ao meditarmos a Palavra, entenderemos o desejo e o amor de Deus para conosco. Ao escutarmos e vivermos a Palavra, Deus revela o seu amor dentro de nós e nos concede fé, para proclamarmos as maravilhas de Deus neste mundo.

É a Palavra de Deus que revela o amor de Deus para com todos sem discriminação. Deus ama a todos, sem preconceitos: ricos e pobres. Que a Palavra nos ajude a vencermos todo preconceito e divisão, e todas as formas de desigualdade, dentro e fora da igreja. Que o Senhor nos conceda a graça necessário para amarmos e vivermos a sua Palavra.



Pe. Edson Roberto dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário