Participe conosco!
Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Homilia: 1º Domingo do Advento
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimyo6fstNwArcy0iwB2W0d_BfLSPLQXfvStmfhTQbw430EZN-5MiD4RI9CnDTu7hukMmrde-l2EHvH11N5nk1FbY6KgJ4bdZJoQbUWnF4Mz3CAp22lLdwOWrafNjmBTEjZQh2Bn69NqwY/s320/Mariaconcepcao.jpg)
JÁ É ERA DE DESPERTAR!
O Natal é sempre uma festa que movimenta as pessoas. As pessoas, mesmo as não religiosas, gostam de se preparar para o Natal. O pessoal pinta a casa para receber os parentes, troca os móveis, compra coisas novas na Casa Bahia e tal. Enfeita-se as casas, põem-se árvores, guirlandas. São comprados presentes de todos os tipos e tamanhos. Festas, churrascadas,ceias, viagens. Muito dinheiro e tempo são investidos para o chamado “Natal”.Oh... época que gastamos dinheiro!!! A Palavra de Deus é clara pela boca de S. Paulo: “Nada de comedeiras e bebedeiras, orgias sexuais, imoralidades, brigas e rivalidades”. Infelizmente, o Natal tem sido para muita gente só uma festa qualquer, um motivo até para pecar. As pessoas só tem pensado nisto, no deus da barriga e no deus do prazer.
As famílias se reúnem, comem, bebem, dançam. Outros entram na farra, enchem a cara, outros se prostituem. Aos invés das pessoas se unirem, certas em famílias se tornam momentos de brigas, fofoca e discussão. E a pessoas vão se esquecendo de Deus. Os feriados “santos” tem se tornado “mundanos”. Não há quase nenhuma referência a Deus nestas nossas festas. Não há nenhum tipo de oração e o pessoal nem vem a missa. Como dizer,que celebro o Natal se não me preparei por meio da oração? Como dizer que celebro o Natal, se nem venho a missa?. Sejamos ousados irmãos. Mesma que a sua família não seja assim, do Senhor, faça a sua parte: reze mais, busque mais a Deus.
Estamos como no tempo de Noé. Noé construiu a arca. Chamou os homens e ninguém quis entrar na arca. “Eles comiam e bebiam”. Está faltando a fé para as pessoas. Hoje somos capazes de arrumar tempo para tudo, menos para Deus. Quase ninguém quer entra na Arca, que é a Igreja, a casa de Deus. As casas são enfeitadas com tudo, menos com o presépio. Filho, a melhor maneira de preparamos o nosso Natal é por meio da fé, por meio da oração.
O Advento é tempo de mudança, pois o Senhor vem para nos julgar. Ele vem traz a Paz e a Alegria, mas deseja de nós conversão. O Senhor vem no Natal e precisa encontrar espaço no nosso coração. Ao final de uma festa é preciso limpar a casa. Preparemo-nos irmãos para uma boa confissão. Este é o melhor presente que podemos dar a Jesus: nossos pecados.
Pe. Edson
domingo, 28 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
MISSA PELA CURA e DIA DE LOUVOR
Missa de Nossa Senhora das Graças e Doentes
Homília de Cristo Rei
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEc8seXzBphkXYz-0QLA-TjiD3JHV45Q93C_ds2K_v93mVwvWiYvHNogaAHBLmyXdmjxyqm2beZntauMZtm2edvSnN0I6P9z-XIevYWp34bhir5BYKGNXysXSCP5TVgedvA5-WbTKVAno/s320/cristoreipantocrator.jpg)
Meus irmãos em Cristo, hoje terminamos o ano litúrgico com a grande solenidade de Cristo Rei do Universo. No próximo domingo, daremos início a tempo de preparação do Natal, chamado Advento. Hoje é festa, pois Jesus Cristo é o nosso Rei. Qual é o sentido desta festa?
Na primeira leitura, do livro de Samuel, temos a consagração de Davi. Ele foi ungido rei. “Tu apascentarás o meu povo Israel e será o seu chefe”. O rei para o povo de Deus era enviado pelo próprio Deus para governar o seu povo, defender dos inimigos e proteger a fé. O rei era aquele que tinha autoridade dada do por Deus e selava alianças com Deus. Ele trazia a presença e levava o povo para Deus. A consagração de Davi foi a esperança de um reino de paz e justiça nesta terra. Para nós cristãos, Jesus é o nosso Rei. Pois, o Pai confiou a ele o governo e a salvação deste mundo. Apesar de nunca ter atribuído a si este título, ele é Rei pelo que ele é e pela sua missão. Ele é o Salvador que estabelece o Reino de Deus neste mundo. É dele que vem todas as coisas, a Igreja, o perdão. Diz a segunda leitura, de S. Paulo aos Colossenses: “Tudo foi criado por meio dele e para ele”. Jesus é Rei, é o Ungido do Pai.
Jesus é Rei diferente. Não tem castelo, não tem dinheiro, não tem fama, não tem súditos, não tem nenhum tipo de poder deste mundo. Ele é que é Senhor de todas as coisas, tem como trono a Cruz. O Evangelho revela bem a situação de Jesus: os chefes zombavam dele.... os soldados caçoava... dúvidaram dele. Ele é o Rei que dá tudo pelo seu povo e é rejeitado. Ele morre para salvar o povo e é desacreditado. O que a Palavra está pedindo para nós nesta festa é fé
O poder de Jesus na Cruz é único: o seu amor. É amor e fé que estão faltando em nossas igrejas e neste mundo. O mundo está cada vez mais violento e sem fé: recordemos os cinco jovens que violentaram outros gratuitamente na avenida paulista e o policial morto no Rio. De mortes e assassinatos, estamos até acostumados a ver. Tornou-se “atração” a destruição da vida das pessoas.
Na Palestina, grupos fanáticos, estão exterminando os cristãos. Recentemente, em Bagdá, entraram na catedral e mataram 54 pessoas e deixaram dezenas de feridos. Na Europa, muitas igrejas, católicas ou não, estão sendo vendidas porque o povo não vai a missa. Muitos lugares de oração tem se tornado lojas e museus.
Muitas pessoas hoje em dia não gostam de padre, nem de Igreja, nem de nada que se refira a Deus. Há hoje uma geração que está crescendo, sem conhecer a Jesus e Igreja. Olhemos para nossas famílias. Nem todos os nossos filhos e netos, parentes e amigos seguem a Cristo. Quão difícil está hoje, achar jovens que queiram se casar na Igreja. Quando se fala de virgindade, as pessoas riem, até dentro da Igreja. As crianças e os jovens estão crescendo sem o batismo, a crisma. Só nos falta implorar para as pessoas virem a Igreja rezar, participar de alguma coisa. O mundo está cada vez mais rico das coisas do mundo e pobre do amor e da fé. O mundo tem experimentado grandes milagres, mas as ofensas a Deus tem sido grandes. Ódio, destruição das famílias, drogas, desigualdades tem sido o nosso vinagre a Jesus nestes tempos. Somente a Educação e boas condições de vida, não garantem a mudança do coração humano. Só Deus pode preenchê-lo.
Se Jesus, fosse Rei de nossas vidas estas realidades seriam diferentes.....pois o amor de Jesus nos transforma, nos salva. O Reino de Deus acontece nesta terra, quando aceitamos Jesus e nos deixamos mudar por Ele. Um dos grandes problemas do homem hoje é sua auto-suficiência. Nós somos muito orgulhos, arrogantes, soberbos. Esquecemos do irmão e de Deus. Ficamos perdendo o nosso tempo nas “manias de grandeza”, briguinhas e disputas de poder. Aprendamos com o nosso Rei, o caminho da cruz, que é de humildade, amor e perdão.
Que o Senhor Jesus, reine em nossas vidas, em nossos corações. Amém.
Nossa Senhora das Graças
sábado, 20 de novembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Previsões 2011
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY62QULDsLoflwqunQcGJV-aws4mrEbtqHysFESqSXBwMQ3NZbyd-T4kmrcY-zpvcuW_z4xBgEvGXphOBIUiaLPV4OrNt2HdnAzdyNENE14ZfxYV6c4p76Ng4AlRMTLz4EFV2D2LGx2WE/s320/previsoes.jpg)
O FUTURO ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS
Meus irmãos e irmãs,
Quando chega está época, de modo especial, nós enxurrados de previsões de futuro, especialmente na TV, rádio e nas revistas. Há uma grande preocupação das pessoas em antecipar o que vai acontecer. Por meio da chamada “premonição”, muitos querem se preparar e reverter aquilo que ainda não aconteceu. Apesar de nossa tradição cristã, muito gente que se diz católica consulta este tipo de coisa. Famosos, políticos, empresários consultam os chamados “adivinhos”, para resolverem suas vidas profissionais e amorosas. O que diz a Palavra a respeito disto: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! E ainda: O tempo está próximo! Não sigais essa gente!”. Meus irmãos, a Palavra de Deus abomina adivinhações. O nosso Deus não é adivinho. Deus não brinca com o nosso futuro.
Muita gente acredita mais nestas coisas, do que na Palavra de Deus. Pessoal fica antenado com as revelações da Zora Yonara (da Rádio Globo), da Mãe Dinah (no Fautão), o horóscopo do João Bidu, a famosa irmã do Gugu, Aparecida Liberato, Pai Robério de Ogum e tantos outros que aparecem influenciando as pessoas. Hoje em dia até os animais fazem previsão. Vocês se lembram do Paul? O polvo da Copa... ele morreu, coitado!!! Filhos, todas estas coisas não dignas da nossa fé, isto se chama “ocultismo” (búzios, tarô, cartas, trabalhos). Mais uma vez, repito as palavras de Jesus: “Não sigais esta gente!”. O único que nos protege das fatalidades da vida, das situações difíceis, do problemas é Deus. E enfrentamos os desafios da vida, com a graça de Deus.
Lembro o nome do Arcanjo Miguel: Quem como Deus? Ninguém como Deus!
Não adianta fugir dos problemas. Olha o que diz a Palavra: “Um povo se levantara contra o outro, terremoto, peste, fome, coisas pavorosas”. É o mundo que está sempre cheio de problemas. Poderíamos brincar e trocas as palavras e dizer: Querra no Iraque, terrorismo, vulcão e tsunami na Indonésia, seca no Brasil etc. O mundo é bom, mas é desafiador, pois acontecem “fatalidades” que não queremos. Não dá para controlar tudo, é ilusão, nem o futuro, pois ainda não aconteceu. Em meio as tribulações da vida e do mundo, como cristãos devemos testemunhar a fé. Jesus disse: “Esta será ocasião em que testemunhareis a vossa fé”. Na hora da dor, do desespero, da morte, em quem nós confiamos?
Filhos é em Deus que devemos confiar. Devemos viver o presente, trabalhando, fazendo o bem. Quem não trabalha, não se esforça, não é digno do pão que come. É assim que Deus nos abençoa: no presente, no agora. Seja qual for a situação que vivamos, Deus sempre está ao nosso lado. Desespero e revolta, não resolvem os problemas. É preciso colocar o pé no chão, enfrentar a vida, é com a graça de Dele, vencermos. Tudo o que planejarmos para o próximo ano, deve ser entregue a Deus. Colocado em oração, diante do altar, pedindo luzes. Ele prometeu, aquele que crê não está sozinho neste mundo: “Vós não perdereis um só fio de cabelo de vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”. Amém.
Se a gente não toma cuidado, olha o que acontece:
10/11/2010 - 19h23
Igreja "fracassa" e vira loja de conveniência
Vitrais figuram ao lado de produtos
Os corredores de uma igreja foram substituídos por corredores de caixas onde os clientes podem comprar mantimentos - tudo sob o olhar atento de personagens bíblicos representados no edifício ornamentado com vitrais.
O badalar dos sinos da igreja e o som sombrio do órgão em uma manhã de domingo vão ser substituídos pelo barulho da caixa registradora e anúncios de clientes no sistema de som na ex-igreja Igreja Metodista Westbourne em Bournemouth, Dorset (Reino Unido).
Bob McKinley, ex-ministro na igreja, que esteve vazia por três anos, disse que está "triste".
"Você pode dizer que é inapropriado ter uma loja de conveniências em uma igreja, mas a partir do momento em que foi vendida não está mais sob nosso controle", completou.
Há uma passagem da Bíblia que descreve Jesus expulsando os mercadores do Templo de Herodes: "Saiam daqui! Não façam da casa de meu Pai uma casa de mercadorias", diz a passagem.
James Rippon, um contabilista que mora perto, disse: "Eu suponho que isso representa as prioridades das pessoas nos dias de hoje - a conveniência de poder comprar o seu pão alguns quilômetros mais perto é mais importante que a oração e da religião".
Sábias palavras, Rippon. O Editor do UOL Tabloide ficou imaginando a enorme catedral da Sé se transformando em um supermercado, um restaurante ou quem sabe uma enorme livraria especializada em gibis.
*Com informações do site Metro.co.uk
Página copiada do seguinte link:
Clique no link para ler a notícia completa no UOL
Igreja "fracassa" e vira loja de conveniência
UOL Tabloide - 10/11/2010
http://noticias.uol.com.br/
sábado, 13 de novembro de 2010
Nossa Lojinha: Lírio de Santo Antônio
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijcln7KyZO4_Q_qPzmAbkQcyrNdeQn8XcUATfqZAYGIS32JypmYtsn66K12jfcTMQ-Hoik2O-0KnRXikoeg0TO_AI1SAuFayN556BsddABnCmMWgJ8Saxui7QXTuikJqySzyFEoIOHG8c/s320/Lojinha6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPJ3SW5oXqpN40h5WFXc3AFedAJmOnFNJq_g2PowIM1nHV96fw-rh-iESeLE66YvPtIHa_DrIgJEqgOC0m7KUwzmXYL6Oo_UILpOGymyRU0n-b5Y_ZPWVmPqILE9qSDznFuBGO8Twn_uI/s320/lojinha5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKBw-TE4Q6InVxJ3kYd1QEVRFwm8EexYTU8vhnaB3tJAfpMNKZS9zxQeOt3Q1BUCbX_KPWumfXiHux6yffutiZpgbHqe5DGUhhb6C3WTdYMqll6PTHG59Rh9ezYJdokoUXSRQdtxeDp9E/s320/lojinha3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2bfjcBowOpcDVAxeE4Wz7CEQDvGzxc6ZJJck57FWgVgqdiduHdNNTc7pcCORsCPzdiJ3WQZjHmjtR7kjSBuof0Xmcpq5Xlppq4zPzozANfvK9hWj-zhTCb_yrubT9pndOIeaEsWodXvQ/s320/lojinha2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnHsn7k5ngzsbGhsKu5xXRjvolR4JwNl-Wn0yF1mfK0ERhwn7LMPL6CuWAhS8JLcwjRDt6xxrVsUXlMnRKrSP-Nd2wr-o6GzHz9oRgEvsxrWs7GzblsOW0pONupzFTk_ikltZN4F8a2fs/s320/lojinha1.jpg)
Nossa Assembléia 2010
Homilia na Solenidade de Todos os Santos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh16iYw8hyAs-CTDCTpRtpAc5UG1tFe0KeoDg2MJtbkxNu6nnrrwAvPWAu9qIAmlGHCRJhyphenhyphenQkvoFQX2Z4n-YXoe2qUgxU2fGG13BESbqUTdyUv8FhBPIOgsxl5OhdOM19Kl3_LO2KapZk8/s320/todos-os-santos.jpg)
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
Hoje é domingo, Solenidade de Todos os Santos de Deus. A Igreja recorda hoje, todos aqueles, que alcançaram a santidade diante Deus e reconhece que há uma multidão imensa de santos que não conhecemos e que estão diante da glória do Cordeiro, Cristo Jesus. Normalmente as pessoas recordam deste ou daquele santo por aquilo que pode ajudar, como se eles tivessem uma especialidade. Ex.: Santo Antônio, santo casamenteiro; Santa Rita, santa das causas impossíveis; Santo Expedito, santo das causas urgentes; São Pelegrino, contra o câncer. Temos até a impressão que eles só rezam para este tipo de problema e os temos como se fossem remédios. Na hora das dívidas, rezar para Santa Edwiges; na hora do engasgo, rezar para S. Brás; para achar coisas perdidas para S. Longuinhos. Estas chamadas “especialidades” são atribuídas pelo povo, ao perceberem que estes santos conseguiram superar tais problemas aqui na terra. Contudo, é importante aprender que os santos são muitos mais que aqueles que estão para nos atender. Eles são aqueles que experimentaram a salvação e estão junto de Deus, na sua glória.
Os santos foram homens e mulheres que como nós, estavam no caminho da santidade. A santidade é a busca da realização da vontade de Deus em nossa vida: das chamadas Bem Aventuranças. Como seres humanos que foram não foram perfeitos, mas grande lutadores contra o pecado e os males em suas vidas. Hoje diante de Deus, pela ressurreição, intercedem, oram a Jesus por nós. É a Palavra que atesta a verdade da multidão dos santos: “Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro.”. Os santos são esta “multidão” que agora está céu, diante e a serviço de Jesus. Está multidão está viva, ressuscitada, na glória do Céu.
A primeira leitura diz ainda sobre eles: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”. Os santos foram homens e mulheres que morreram pelo Cristo, aqueles que deram sua vida para fazer a vontade do Senhor. São aqueles viveram as Bem Aventuranças: a fé, a mansidão, a justiça, a misericórdia, a pureza de coração, a perseguição pelo reino. Eles já acalcaram a salvação que promete o Evangelho: “Alegrai-vos e exultai porque será grande a vossa recompensa no céu”.
Quem afirmar que nós católicos fazemos idolatria aos santos está mal informado. A nossa adoração e toda glória é a Jesus, o nosso Cordeiro. A própria Bíblia reconhece os grandes homens do passado, são seu santos. Eles são para nós modelo e incentivo a santidade, pois também devemos ser santos neste mundo. Com os santos aprendemos a viver o Evangelho de Jesus Cristo. Santo Antônio, por exemplo, não é somente o “santo casamenteiro”, ele foi um homem caridoso, de oração, pobre, humilde, missionário, inteligente, doutor da Igreja, pregador. Há muito o que aprender com eles, os santos podem ser chamados de nossos heróis, pois deixaram Cristo vencer em suas vidas. Ao ser devoto de um santo, pergunte-se: “O que posso aprender com ele? Procure ler sobre a vida deles, sua história. Hoje há livros, DVDs, site e tantos meios para conhecê-los. Será que não está hora de aprendermos um pouco mais sobre a vida de nosso padroeiro Santo Antônio? Neste mundo em que faltam referências heróicas e modelos, os santos da Igreja tem o seu testemunho de amor e fé para nos motivar. Eles, pelo seu exemplo, nos ensinam e nos levam a amar mais a Jesus.
Pe. Edson
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Assembléia Paroquial 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Assembléia Paroquial 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Homilia de Finados
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9fk4M7j-HuJh-e6EFdM7uXdGe2XFC9nikkRb4hxKhMhhCeQMh0dJ2BeRSmZNHOUFUuLqfedhdo20VDCFu1Vahtn1zcSgkT10KBtcv1DxAakHNUMrDW02g-j_XGgInBct1CiPCRIKhQa8/s320/Commemorazione_di_tutti_i_fedeli_defunti_B.jpg)
Meus irmãos, hoje celebramos o dia dos “Fiéis Defuntos”, também chamado de “Dia de Finados”. Nesta data, relembramos a memória daqueles que viveram entre nós. Na saudade, lembramos de suas vidas e agradecemos a Deus por cada pessoa que viveu entre nós, pois toda vida vem de Deus. Por eles, nós rezamos, clamando para que a misericórdia chegue até eles. Diante deste fato, podemos nos perguntar: Onde estarão os mortos neste momento?
Para muitos, os mortos ficam vagando pelo mundo até se purificarem, para outros as almas ficam penando cemitério. Nenhuma destas respostas é argumentada pela Palavra de Deus. Nenhuma alma fica jogada por aí, nem presa a nenhuma coisa e pessoa neste mundo. Não existem fantasmas e nem assombrações. Quando vamos a um cemitério, vamos numa atitude de respeito e carinho para com aqueles que morreram. O sepulcro é o lugar onde se encontra a memória da pessoa. Pela nossa dignidade de filhos de Deus, recebemos esta reverência até mesmo no momento da morte.
A morte é também realidade espiritual que não tem lugar, nem espaço. Ela é negra, porque não a conhecemos. É como o sepulcro escuro, que não sabemos que é viver lá. Causa-nos medo, por não a conhecermos e ao mesmo tempo revelar o nosso limite. O mundo dos mortos é uma realidade que somente Deus conhece, pois tudo está diante Dele. Eis a grande razão de rezarmos pelos falecidos! Deus é o único que pode salvar e dar a ressurreição a eles e a nós. O Evangelho de João revela isto a nós: “Todos os que o Pai me confia virão a mim”. Todos os mortos vão para o coração de Jesus, para ali experimentarem a salvação e a purificação de todo o mal. Não para serem lançados no inferno, porém, para serem tirados de lá. Jesus é a nossa salvação aqui na terra, a salvação de todos os fiéis defuntos, o único que morreu para que a nossa morte fosse vencida. O Pai enviou Jesus. Na sua morte, ele desceu até a nossa morte, para nos retirar da escuridão e nos dar a salvação, a luz eterna. Ele vai até lá naquele momento de nossa morte, para nos resgatar: “Que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia”.
O dia de Finados para nós, irmãos, deve ser um dia de esperança, dia de confiarmos mais em Jesus, que prometeu: “E eu o ressuscitarei no último dia”. Seria desumano da minha parte, pedir para ninguém chorar ou sentir saudade. Isto é humano e temos todo o direito de experimentar o luto, de nos sentirmos abalados por aqueles que morreram. Eles fizeram parte da nossa vida. Entretanto, foram eles que morreram. E devemos viver este momento de saudade e até mesmo dor, com esperança. Esperança no poder de Deus, esperança que Jesus fará o melhor para todos eles. Esperança que Deus não se esquece de nenhum daqueles que experimentaram a morte. Esperança que um dia, todos nós nos reencontraremos diante de Jesus, o nosso Cordeiro. Entreguemos nossa saudade e nossa gratidão a Deus! Peçamos força para continuar nossas vidas, sem medo da morte, e confiante no amor eterno de Deus. Que o Senhor Jesus enxugue nossas lágrimas e ouça nosso clamor. Amém.
Pe. Edson
terça-feira, 2 de novembro de 2010
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Blog do Crisma
Evangelho de Domingo: Como Zaqueu
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcvoEC9qdL30yjE_1lOLDtINvbs02Hb4oZqg8LXxLKU1DyV3BYAfKM_D8YipL84-8VihcT7IQGZKAFEa7m8gL9l4Uz98RJ59Nv9248M9ntHJ-eCgEYyvjVzSoCzMxduqXJhXv-zraCIng/s320/zaqueu.jpg)
Meus irmãos e irmãs
No Evangelho, nós encontramos a história de Zaqueu. Ao meditarmos a história de Zaqueu, devemos nos colocar no seu lugar. Como ele, nós somos pecadores, não somos perfeitos. Zaqueu que era cobrador de impostos, era o chefe dos ladrões. Era considerado um homem “pecador público”. Assim como ele, na vida também tentamos vencer os problemas e o pecado da vida e nem sempre conseguimos. Mesmo recebendo o perdão de Jesus, estamos sempre caindo e errando, por causa da nossa condição pecadora. Nós não somos perfeitos! Estamos na Igreja, participando sempre contudo é preciso reconhecer não estamos totalmente santos, plenamente vivendo o amor. Nossas vidas não são totalmente perfeitas. A sua vida pessoal é totalmente certinha? Perfeita?
Como Zaqueu, nós sentimos às vezes impossibilitados de vencer na vida, sair da situação problemática e de pecado. E seu exemplo nos ensina, que não devemos nos conforme. Mesmo que caiamos, é preciso lutar para sair do caminho mal. Noto que quando as pessoas caem num pecado grave, ele costumam se afastar da Igreja, por vergonha. O caminho deveria ser o inverso. Por pecar mais, ou ter mais vontade de pecar, eu deveria me aproximar mais do Senhor. O Subir da figueira de Zaqueu é sua luta, para estar mais próximo de Deus. Para sair do fundo do poço, vencer o pecado é preciso determinação, garra, luta, força da pessoa. A Palavra de Deus hoje está dizendo para nós: Não desanimem. Caiu... pede perdão... e continua.
Pe. Edson