FAMÍLIA, DOM DE DEUS
Irmãos e irmãs
A família para nós, não é qualquer comunidade. É uma comunidade constituída pelo próprio Deus. Todos os que o compõem nossas famílias, mesmo que não tenham consciência e fé, pelos providência de Deus são chamados ao amor. Somos família para nos amar e permanecer no amor. É o amor que une o homem e a mulher. No amor geram e convivem com seus filhos. Eu me lembrei da minha infância, ao me lembrar deste tema. Recordei-me do meu pai me ensinado a escrever, da minha correndo atrás de mim na rua, quando meus pais me levavam pequenino no bosque maia para brincar. No convívio com meus irmãos, lembro das brigas de moleque e que logo depois já estávamos de bem novamente. Ai... que saudade da minha família. Da comida da minha mãe, do esforço do meu pai, da luta dos dois para que tivéssemos tudo. Do carinho dos dois, do voz da minha mãe que diz sempre: “Deus abençoe filho”. Recordo-me como se fosse hoje: nós reunidos no almoço de domingo e rezando, agradecendo a Deus pelo alimento.
Irmãos, família é tudo na vida da gente. Quem tem família, e vive bem em família, sente-se amado por Deus. Sente-se cheio, não fica sozinho. Deus prepara tudo para nós, e preparou uma família para nós. É sempre a família, que nos socorre nos momentos mais difíceis da vida. Jesus disse: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”/ “o próximo como a ti mesmo”. O próximo é sempre aqueles que divide o teto conosco: esposa, marido, os filhos. Amemos.
Não permitamos irmãos, que as famílias sejam destruídas. Lute pela sua família, pelo bem daqueles que contigo convivem. Toda família tem suas dificuldade, problemas, cruzes, sofrimentos. Contudo, devem ser superados no amor. De mãos dadas, devemos fazer o exercício do amor, que é perdão, que é sacrifício. Quando nos sentamos para conversar, abrir o jogo, toda divisão pode ser superada. Dá uma chance para sua esposa, marido. Dê uma chance para sua esposa, homens. Pais, corram atrás de seus, mesmo que eles não queiram, pois o mundo os quer destruir. Filhos, obedeçam e aprendam com os mais velhos. Quando estiver em família, procure ouvir as pessoas, ter paciência, esperar.
Termino esta minha meditação, lembrando que todos aqueles que consagram a Deus, por meio do matrimônio assumiram um vocação específica: amor e fidelidade ao companheiro, criar os filhos na fé de Cristo e da Igreja. Esta missão só será possível, se estivermos com aqueles nos chamou. Com o Cristo, que abençoou o nosso casamento. Casais, busquem a Deus unidos. E somente crendo nele, com a graça dele, que continuaremos unidos e fiéis no amor. Só Deus pode nos dar força para continuar. Só ele pode mudar a nossa família. Que Deus abençoe as nossas famílias!
Pe. Edson
Nenhum comentário:
Postar um comentário