O ABISMO ENTRE LÁZARO E O RICO
Meus irmãos, o evangelho nos mostra que as desigualdades sociais não são queridas por Deus. Elas são fruto do nosso pecado e do nosso egoísmo humano. Os males do mundo: destruição da natureza, violência, miséria, mortes, falta de saúde, salários baixos, falta de educação são resultados da nossa incompetência em administrar os bens que o Senhor nos confiou. O rico guardava só para ele. Por isto não foi salvo. Para ser salvo, além de confiar no Senhor é preciso agir com caridade. E por mais que queiramos ajudar o próximo é preciso que a estrutura do mundo mude, para acolher a quem não tem e quem está sofrendo mais. A política bem exercida, ao contrário do que muitos pensam, é uma expressão de amor. E somente com uma boa política, voltada para o bem de todos, que o nosso mundo pode mudar. Votar bem é uma atitude de caridade.
Na política estão confiados o futuro de toda nação, de nosso povo. Fazer política é trabalhar para o Bem Comum de todos. Mesmo que haja pessoas que são corruptas, não se justifica a nossa indiferença. Pois há um bem maior do que o pecado: a vida do nosso povo. Ser apático ou ignorante nestas coisas é contribuir para que o mundo fique pior.
Voto branco ou voto nulo são atitudes omissas que colaboram para que grupos políticos levem vantagem na hora da contagem, especialmente aqueles que compram pesquisas para influenciar o povo. Quem aqui já foi visitado pelo Ibope? Pesquisas de jornais, revistas, rádio e internet não são confiáveis e não podem ser critérios de escolha de um candidato.
Certo candidato chamado Tirica, disse: “Pior do que ficar não pode ficar...”. Eu digo o contrário: Fica. Fica se aqueles que elegemos não tem um passado ficha limpa e um bom testemunho ético, contribuiremos para o aumento da corrupção. Estude o passado do candidato, verifique suas propostas e sua formação. Hoje, infelizmente, diante dos grandes avanços da tecnologia, o pessoal se candidata por causa do corpo, corpo de pêra, de maçã e melancia. Se candidatam porque querem “dar porrada neles”.... Outros por que contam piadas, são artistas, Quebra barraco, filhos de artista e outro porque é corinthiano, outro que bateu na mulher. Outros nem respeitam mais a Deus: “Nem Cristo me tira esta vitória”, disse uma candidata a presidência. Gente... Não tenho nada contra as pessoas humildes, mas muitos nem estudaram.
A grande maioria não tem visão ampla dos problemas da sociedade: estão para lutar pelos problemas dos seus grupinhos: time de futebol, da sua igreja, dos homossexuais. A política é ação para o bem de todos, Bem comum. Filhos realmente está difícil votar, pois muitos estão brincando com o povo. Contudo, como diz a parábola de Jesus, em meio ao trigo, há sempre o joio. Acredito que nos diferentes partidos, há pessoas realmente honestas dispostas a trabalhar pelo bem de todos e conforme os critérios cristãos.
Cada irmão aqui escolherá os seu candidato, conforme sua escolha. Contudo, alguns critérios devemos utilizar baseados na própria Palavra de Deus. Votar em candidatos:
- A favor da vida: isto é contra a discriminalização do aborto
- Que estão preocupados com os interesses dos mais pobres
- Que tenham ficha limpa, que tenham idoneidade
- Que lutem pelos direitos da identidade da família, instituída por Deus: homem e mulher.
- Que trabalhem para a liberdade religiosa e permitam as diferentes religiões expressarem suas idéias, sua religiosidade, seus sinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário