JESUS, SENHOR HUMILDE
Meus irmãos e irmãs, hoje Domingo de Ramos meditamos a Paixão de Nosso Senhor. O Domingo de Ramos recorda a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, cidade onde foi condenado e crucificado. A Palavra de Deus nos descreve Jesus como sendo um homem humilde, um grande exemplo de humildade. Por que Jesus é humilde? Por que Ele sofreu demais? A resposta é não. Ele é humilde porque muito amou. A Carta aos Filipenses ensina: “Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz”.
A humildade é a condição interior que nos faz reconhecer Deus em nossa vida e Jesus teve fé e obedeceu ao Pai. Ela nos faz sentir irmãos uns dos outros e co-responsáveis pela vida do irmão. Jesus veio a mundo para nos salvar.
A humildade é a capacidade de assumir a nossa própria vida, com nossas misérias e sofrimentos, para vencê-las. E Jesus assumiu a nossa humanidade, humilhando-se até a morte de cruz. O humilde não é um coitadinho, porém aquele que sabe dos seus limites e luta para vencê-los. Esta condição interior é fruto do amor que há
Filhos, é preciso buscar este dom para nós. A humildade é o caminho para que possamos vencer as situações egoístas que estão presentes em nosso meio e no meio deste mundo. A humildade impede o surgimento de preconceitos e concorrências entre nós e não nos sentiríamos melhores que os outros: somos todos irmãos perante Deus. Se a humildade acontecesse, abaixaríamos a nossa guarda. Somos muito fechados entre nós e nem sempre olhamos para o irmão com um olhar de misericórdia, mas de julgamento.
Se tivéssemos humildade, aprenderíamos a perdoar a nós mesmos pelos erros do passado e dar uma chance para quem errou na vida. Se tivéssemos humildade reconheceríamos que não podemos viver sem Deus e sem outro. Não podemos nada sozinhos. Precisamos de Deus e do próximo. O homem humilde reconhece aquilo que há de bom no próximo e não sente inveja. Os fariseus entregaram Jesus por inveja. A humildade nos ensina a viver em comunidade, a trabalhar em conjunto, em familiar e a respeitar cada um como um dom de Deus. Quantas brigas e desentedimentos acontecem porque ninguém é capaz de ouvir, escutar, dar uma chance ou ceder. Todo mundo quer mandar e ser o bonzão.
Aprendamos com Jesus. A sua cruz é caminho é caminho de humildade. E somente os humildes a entenderão, pois amar é sofrer para que nossa vida seja um dom na vida do outro. Na Cruz, Jesus deu sua vida por nós. Ele sofreu e morreu para que tenhamos vida, enfrentando toda sorte de humilhação para que fossemos salvos. Sejamos mais humildes Igreja, para que o Espírito Santo entre em nosso coração. A cruz é um convite a humildade. Amém.
Maravilhas de palavras Padre,estou acompanhando o blog e aprendendo muito.
ResponderExcluir