QUARESMA: TEMPO DE BATALHA, TEMPO DE VENCER O MAL
Irmãos em Cristo, a quaresma é tempo de sermos fortes e enfrentarmos o mal. No Evangelho de hoje, Mateus descreve as tentações de Jesus. Jesus foi para o deserto, cheio do Espírito, para ser tentado pelo demônio. Esta passagem da vida de Jesus nos recorda que nós também somos tentados. Aliás a todo o momento nos somos tentados.
A primeira leitura do livro do Genesis, apresenta bem o que é a tentação. A tentação é representada pela serpente. A serpente propôs uma desobediência a Deus, um caminho errado. A serpente duvidava de Deus e queria levar Eva para o pecado. A serpente mentiu para enganar Eva. Assim é a tentação caminho errado, pecado proposto na nossa vida. A tentação sempre aparece como um caminho maravilhoso e seduz, mas ao final desta caminhada temos a destruição da nossa vida.
As tentações podem ter três origens conforme a palavra:
1) De nós mesmos: A Palavra de Deus diz que “A mulher viu que seria bom comer do fruto proibido”. Eva teve vontade de comer o fruto proibido. Eva representa toda a humanidade e revela que em nos surgem vontades, desejos, tendências,sentimentos, pensamentos que não agradam a Deus. Nem tudo o que brota de nossa carne honra a Deus. Não dá para fazer tudo aquilo que a gente quer.
2) Das pessoas e das circunstâncias: Foi Eva que deu o fruto para o marido. Pelas nossas atitudes e palavras podemos levar o outro a pecar. São aquelas pessoas e situações que nos levam a pecar, que nos incentivar a permanecer no erro. Esta tentação pode acontece dentro na nossa própria casa, com os vizinhos, amigos, na rua em qualquer lugar e na igreja. Na vida, as vezes a pessoas nos dizem “coisas” que nos levam a odiar e a fazer o mal. Estimulam o nosso erro, como se fossem coisas boas. Ex: você está lutando para parar de falar da vida alheia. Chega uma pessoa na tua casa e começa a conversa a falar e a falar. A tendência é falar também e muito mais.
3) Do demônio: meus irmãos, vocês acreditando ou não, o demônio está mundo tirando as pessoas do caminho do Senhor. Ele sempre propõe caminhos errados. Ele ofende a Deus, destruindo seus filho. Mas aprendamos com o Evangelho, que ele somente propõe. Não adianta culpá-lo, pois a ações serão sempre nossas. Jesus ensina que não devemos ter medo de demônio, pois ele disse: “Vai-te embora Satanás”.
Outro ensinamento do evangelho, diz que as tentações acontecem na nossa fraqueza. O demônio começou a acusá-lo quando sentiu fome. Assim é na nossa vida. São nossas fraquezas humanas que somos mais tentados a amar. Ex: Se a pessoa tem um temperamento difícil, a tentação é sempre machucar as pessoas sem querer. Aquele que é viciado em álcool, sempre encontra um amigo que lhe oferece uma cervejinha. A pessoa que é fraca no sexo, sempre encontra a pessoa do jeitinho que ela estava querendo. Quando a pessoa se propõe a fazer um jejum, as pessoas sem saber nos oferecem doces e balas.
Meus irmãos, Jesus no Evangelho nos ensina que é possível vencer as tentações e o mal, se formos fiéis ao Pai. Se estivermos cheios do Espírito. É o Espírito que nos dá força e sabedoria para conduzir a nossa vida igreja. Igreja, vamos rezar!. Igreja vamos abandonar o mal. Pedindo o perdão nesta quaresma, estamos quebrando a rede do mal que construímos em nossa própria vida. Amém.
Que Deus me dê a graça de realizar uma quaresma tao santa que na Pascoa eu possa ressuscitar verdadeiramente com Cristo.Amém
ResponderExcluir