QUINTA-FEIRA SANTA
Prezados irmãos
Nesta noite santa, celebramos instituição da Eucaristia. Na segunda leitura diz aquilo que proclamamos em cada santa missa: “Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estarei proclamando a morte do Senhor”. Meus, pela rotina da vida e por celebrarmos várias vezes a missa, esquecemos do mistério profunda da Eucaristia. Qual é a relação que há entre a Eucaristia e o Calvário? Todas.
Jesus disse: Isto é o meu Corpo. Isto é o meu Sangue. Ele próprio, pela sua vontade, instituiu a sua presença nas espécies do Pão e do Vinho.
Jesus é Deus, e tudo aquilo que dele é eterno. A vida de Jesus ficou gravada na memória divina, na eternidade. Sempre é presente. O seu nascimento e também a sua morte e ressurreição. Se Jesus deixou a sua presença na Eucaristia, esta presença comporta todo o amor, toda dor, todo sacrifício, toda humilhação experimentado por Jesus. No altar está o mesmo que caminhou pela Via Sacra, foi pregado na cruz e morreu por nós. Podemos dizer, sem medo, que aqui, o altar de Deus, na hora da Santa Missa, pelas mãos dos sacerdotes, o Calvário se faz presente. Que lugar santo é aqui! Que maravilha, que benção é poder celebrar a Eucaristia!
Esta graça se dá pelas mãos de todos os sacerdotes. Rezemos hoje pelo sacerdotes do mundo inteiro, que por suas vidas, continuam a missão de Jesus. Lavar os pés, como Jesus ensinou é servir. E o sacerdote serve ao povo por meio da pregação da Palavra, por meio da caridade e ensino, e especialmente pelos sacramentos. Quando o padre visita um doente ou celebra a santa missa, ele está a serviço do povo de Deus, em nome de Jesus. No altar, o sacerdote pela consagração, é o próprio Cristo se dando a nós.
Nos últimos tempos, como muita tristeza, temos acompanhado uma série de escândalos envolvendo pessoas do clero. É importante lembrar, que o fato um padre errar na sua vida, não quer dizer que todos estejam nesta situação. Quando um padre sozinho comete um grave erro não é a Igreja, não é o evangelho que estão errando. Mas a natureza humana. Infelizmente, a mídia tem colocado todos os padres como se todos fosse criminosos, pedófilos e outras coisas mais. Não. Os que são fiéis não saem nos meios de comunicação. Os que ajudam os pobres e dedicam suas vidas pelo povo de Deus não são alvos de reportagens. Não quero justificar erros de ninguém, contudo é preciso tomar cuidado com a língua e com os comentários que fazemos dos sacerdotes. Só no Brasil, são mais de todos 18.000 padres. Será que todos são pedófilos e pervertidos?
Não, porque eu não sou assim. Sei que há erros humanos, todavia a realidade não é como querem apresentar na mídia. Eu continuo a ser padre e a exercer o meu ministério, com amor e muito trabalho. Hoje de manhã, na missa dos santos óleos, renovei o meu compromisso.
Pe. Edson
Padre, Sei que é redundante falar isso mas, todas as suas pregações são de uma profundidade muito singular, pois todos sabemos que o Senhor tem um dom que lhe é peculiar(enviado por Deus)o dom da palavra, porém, para mim em particular algumas de suas pregações tem ajudado muito,(nas minhas aulas e palestras)risos, coincidentemente esta pregação veio de encontro com a palestra que ministrei na quinta -feira pela manhã, ou seja, não podemos condenar uma caixa de laranjas, somente porque "uma" estava podre. tem sido muito útil e muito providente o Senhor postar as susas pregações, acredito que não seja só eu que se beneficia desta maravilha de aula, Obrigada. Ducimara / Liturgia - Missa das 09h
ResponderExcluir