![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfNBpbMROqEmjr8NB-UwnxGx6HYx399PClj9dFXC_c9w2-UtNMtfaGZhHISMrrbh4DYIaJ_MgwjVgLbEJqi8LBBAXe4Ipe5bdjSZgS_DKppTwU4U9rPy0M-dEoD9O7mdwGjCf20ICI6i8/s320/smile.gif)
Alegria no Senhor
Irmãos e irmãs
O homem de Deus, apesar das suas dores, preocupações e cruzes de cada se alegra, porque sabe que seu Deus o protegerá, é a chamada alegria da vitória. “Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em coração em súplica, acompanhadas de ação de graças” (Fl 4,6).
A nossa alegria, a alegria que vem de Deus, vai nascendo em nossa vida na medida em que vamos nos entregando a Ele. Somente pode oferecer uma alegria plena, um sentimento que não machuca, que não vicia, mas que liberta. Muitos encontram uma suposta alegria nos vícios e no pecado, mas depois vem o vazio e culpa. A alegria que vem de Deus é empolgante e nos leva para frente. Alegremos-nos irmãos, o Senhor está para vir. Ele está no meio de nós! Alegremo-nos pois o Pai enviou o seu Filho para nos salvar.
O Evangelho propõe caminhos para conquistarmos a alegria neste Natal: São os caminhos da partilha, da honestidade e o da não violência.
“Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!”. João Batista nos ensina que somente o amor é capaz de nos realizar. Ao partilharmos os bens, o que temos, reconhecemos que somente Deus é o nosso tudo. Vencemos o nosso egoísmo e colocamos a nossa confiança
“Não cobreis mais do que foi estabelecido”. João se refere a honestidade. Valor tão esquecido diante de tanta corrupção em nosso país. O homem honesto agrada a Deus e vivem em paz consigo mesmo. A corrupção gera morte na vida de milhares de pessoas.
“Não tomeis a força o dinheiro de ninguém”. Trata-se da violência. A violência é a agressão desnecessária contra a vida do outro. O homem violento no fundo, por não saber amar e se deixar amar, parte para a briga, para a ignorância. É uma atitude de defesa, animal, carente de amor. O homem violento está pedindo socorro e não sabe como, e faz por meio da agressividade. Vigiai filhos, nas famílias há muita violência doméstica: agressões contra as mulheres e as crianças, pais que não sabem educar e partem para a ignorância, palavrões, briga entre marido e mulher, entre irmãos. Vençamos a violência com o amor.
Que o Senhor Deus nos abençoe para que permaneçamos no caminho da sua alegria.
Pe. Edson Roberto dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário