Participe conosco!
Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Debate das Emissoras Católicas
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Catequese
Missa da família
Proclamai o Evangelho a toda criatura
Meus irmãos e irmãs, o profeta Isaias anuncia a chegada do Senhor. Ele se revela a nós por meio dos seus mensageiros, aqueles que escolhidos por Ele, anunciam ao povo a sua salvação. Nós precisamos de quem nos pregue o amor de Deus. Ninguém nasceu sabendo tudo sobre Deus, muito menos doutrino. É preciso sempre aprender mais e acolher o conhecimento de Deus. Hoje, o papa, os bispos, os padres, os catequistas, missionários, pregadores nos anunciam a Palavra de Deus. Há muitos homens e mulheres casados que andam pelo mundo pregando e ensinado o povo de Deus.
A palavra também disse: “esses enviados anuciarão as nações minha glória”, revelando que somos chamados a proclamar o amor de Deus neste mundo. A nossa Paróquia de Santo Antônio é este sinal de salvação em nosso bairro. Ter uma Igreja perto de casa, neste bairro é sinal da proximidade de Deus em nossas vidas. Quantas pessoas gostariam de ter uma paróquia, sacrário, missa dominical e não tem, quando, tantas vezes não valorizamos. Não quero me vangloriar, pois não preciso disto. Nós somos agraciados. Valorize a sua comunidade! Valorize a sua Igreja, ela é salvação para todos nós. Participe com amor, daquilo que aqui acontece.
Irmão, a Igreja é sinal. E como sinal devemos proclamar as maravilhas, o convite de Deus na vida das pessoas. Por mais estranho que pareça, há pessoas e lugares que ainda não reconhecem este lugar, esta comunidade de Jesus. Pela falta de informação e vontade também, não reconhecem que aqui está a Igreja de Deus. É preciso anunciar. Abrir a boca para falar de Deus, convidar os irmãos para o Senhor. Sejamos honestos, convidamos as pessoas para tantas coisas: aniversário, bingo, churrasco, passeio, jogos e tantas coisas. Por que não convidar as pessoas para a Salvação? Quantas pessoas você já convidou para Igreja nos últimos doze meses? Mesmo que as pessoas não queiram ouvir ou aceitar, é nossa missão, de todos nós.
No evangelho, Jesus nos ensina que é preciso passar pela porta estreita, isto é preciso esforça, luta, dedicação para ser salvo. Jesus disse: “Afastai-vos de mim, todos vós, que praticais a injustiça!” Não adianta dizer que é católico, ou comungar todo domingo, se a nossa vida estiver podre, suja, cheia de maldades. Perante Deus, não adiantar fingir ser santinho. É preciso ser de verdade. É preciso se santo, buscar a santidade.
Acontece muito na Igreja, das pessoas procurarem os sacramentos (eucaristia, crisma e matrimônio) e depois que recebem nunca mais aparecem (caminho da porta larga, religião sem compromisso). Tem aquele caso também da pessoa que marca intenção na missa e não aparece, nem pra rezar pelo falecido (porta larga, religião de preguiçoso).
O pessoal quer receber as bênçãos sem rezar, sem ir a Igreja (porta larga do comodismo) A Salvação é de graça, mas é ao mesmo tempo conquista. A nossa vida espiritual é semelhante a vida de um cantor. Para cantar bem é preciso muito ensaio. É como a vida de um jogador de futebol, que necessita de muitos treinos.
Pe. Edson
Comunicado aos pais da catequese
COMUNICADO AOS PAIS DA CATEQUESE
Os encontros que propomos para as famílias de nossos catequizandos de primeira Eucaristia e Crisma possuem a finalidade de entrosamento, evangelização e aprofundamento da Palavra de Deus. São momentos onde as famílias, em comunhão com a Igreja, têm a oportunidade de se conhecer e experimentar o amor de Jesus.
Ao mesmo tempo, estes encontros tornam-se participação dos pais na vida destas crianças e jovens, em seu processo catequético. Afinal, a Igreja evangeliza com vocês.
Peço a todos, sem distinção, como pastor desta comunidade, que não faltem nos encontros. Estamos alterando as datas para ficarem mais acessíveis a todos. Os encontros são para todos os pais, sem exceção, e serão sempre as 19:30h, nos dias abaixo indicados:
19 – agosto | 26 – agosto |
09 – setembro | 23 – setembro |
14 – outubro | 28 – outubro |
11 – novembro | 18 – novembro |
Caso o pai ou mãe de um catequizando tenha dificuldade em participar de um dos encontros, a ausência deve ser justificada para a catequista no sábado subseqüente. A ausência dos pais nos encontros, assim como a falta dos catequizandos aos sábados, acarretará a impossibilidade da realização do sacramento. É preciso a participação dos mesmos e o envolvimento dos pais. Em caso de dúvida, orientação ou sugestão, por favor, entre em contato comigo por meio da secretaria paroquial ou por e-mail: padreedson@ig.com.br.
Os catequizandos poderão ter no máximo 03 (três) faltas no semestre, não consecutivas, e que deverão ser sempre justificadas para a catequista. Caso o catequizando não compareça por alguns encontros seguidos, sem justificativa, entenderemos como desistência. Peço também que sempre chequem na hora certa, para não atrapalhar o grupo, nem a catequese. Assim, também eles aprenderão a assumirem compromissos diante de Deus e dos homens.
Filhos, pais de nossas crianças e jovens, conto com a colaboração e atenção de todos!
Que o Senhor Jesus lhes abençoe hoje e sempre.
Guarulhos, 21 de agosto de 2010.
Pe. Edson Roberto dos Santos
Pároco
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Comunicado
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Eleições 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Agenda pastoral do pároco
Missa pela Cura e Libertação
ECC
Ajude-nos a realizar o nosso Encontro de Casais com Cristo 2010. No dia 22 de agosto, das 11h00 às 14h00, faremos o seu almoço. Ofereceremos uma deliciosa feijoada, para levar para casa. Os convites podem ser comprados ao final das missas e na secretaria paroquial. A feijoada acompanhará arroz, couve, farofa, torresmo, quentão e laranja. Valor do convite: R$ 15,00.
Atenção: sobraram poucos convites! Corra, se não fica sem....
Assunção de Nossa Senhora
ASSUNÇÃO DE MARIA
Irmãos e irmãos, hoje é o dia em que a Virgem Maria foi elevada ao céu em corpo e alma. Assunção, quer dizer elevada por Deus. Deus glorificou Maria. Ela é gloriosa e subiu ao Céu e está junto de Deus. Muito me alegra o coração, proclamar que tudo o que está na Palavra é eterno e acontece hoje também. Diz a Primeira Leitura, de uma mulher revestida de Sol. Lembrando as aparições da Virgem, ela sempre está revestida de luz: Fátima, Medigoure, Nossa Senhora das Graças. No milagre de Guadalupe, a Virgem representada aparece revestida de luz. Maria é a Senhora da Luz. Maria nos traz é a presença de Deus, que envolveu toda a sua vida: corpo e alma. Diz também o apocalipse que o mulher é um sinal. Maria é sinal que nos leva a Jesus. Maria pela sua glória nos mostra que, como ela, seremos salvos.
A Liturgia de hoje irmãos, mostra-nos, por meio de Maria, o que é preciso para sermos salvos. Uma coisa é certa, pela glória de Maria: a salvação já foi dada a toda a humanidade. A graça e eternidade já foi dada. Pela morte e ressurreição de Jesus, a graça já foi derramada, acessível a nós pela fé. Agora como Maria é preciso se colocar a caminho, com o corpo e alma. É preciso encher o corpo e a alma do amor de Deus, isto é o Espírito Santo. Quer se salvar? Cuide da sua alma e do seu corpo.
Enchemos a nossa alma do Espírito Santo de Deus, por meio da oração e do louvor. Maria, como diz a Palavra, cantou “Minha alma glorifica ao Senhor”. Precisamos cuidar da nossa vida espiritual. Ao rezarmos, adorarmos, contemplação saciamos a nossa sede e Deus e o Espírito Santo derrama o amor de Deus em nossas almas. Sem oração, não há salvação. Pela oração, nos entregamos a Ele. Meu irmão e minha irmã, reze com amor. Busque a Deus. Não dá para ser salvo, apenas dentro de casa, ou com boas intenções. Uns dizem...”Padre, ele não vem na Igreja, mas é uma pessoa boa”. Eu digo, não basta. Não basta ser uma pessoa boa, legal. Se Deus, deu a graça é preciso se apossar deste tesouro. Igreja, rezemos. Filhos, oração é missa, mas não é somente a missa. Muitos estão pensando que somente a missa do domingo já é o suficiente. Não..a a graça nunca é demais. É preciso um momento pessoal, vir a missa durante a semana, no dia 13, no Sagrado Coração, na Missa de Cura. É preciso rezar o terço, ler a Palavra. Tudo isto para sermos, salvos. Não adianta ter um corpo bonito, com saúde, gostoso se não tivermos a presença de Deus.
O corpo irmãos é para ser utilizado para bem. Maria usou o seu corpo para amar, fazer o bem os outros, ser mãe do Salvador. No corpo de Maria, não há nenhum pecado. Brincamos, jogando fora a salvação. Protituição, adultério, maldades, vícios, álcool, drogas, violência, xingamentos, sentimentos ruins vão tirando a graça de Deus. Nosso corpo é templo do Espírito Santo. Alguns nem se cuidam mais, nem tratam de suas doenças. Comem errado, bebem errado, remédios errados. Ontem ao sair da Igreja, vi uma cena horrível. Vi um grupinho de jovens. Um estava vomitando. Perguntei: O que foi? Disseram: Ele está bêbado, chapado. Olha... como estará o seu corpo, sua dignidade, no momento da salvação. Apresentaremos a Jesus um corpo repleto de amor ou carcaça velha, destruída. O pessoal tem este costume: destrói, destrói para depois recuperar. O caminho da Palavra é o da preservação.
Respeite seu corpo e o corpo dos outros. Se soubéssemos cuidar bem do nosso corpo, não haveria tantas pessoas machucadas na sua sexualidade. Quanta gente que se sente ferida, por uma relação mal vivida, fora do matrimônio ou pelo sexo desregrada. O nosso corpo é de Deus. É deve ser utilizado para o bem, para a caridade. Lembre-se: Deus salva o corpo, cura o Corpo. O diabo quer destruir o nosso corpo, para ofender a Deus.
Aprendamos com Maria o equilíbrio entre o corpo e a alma. Amém.
Pe. Edson Roberto
terça-feira, 3 de agosto de 2010
COMUNICADO
Semana da Família em nossa paróquia
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Tomai cuidado com a ganância
VAIDADE DAS VAIDADES
Vaidade das vaidades, tudo é vaidade! Usamos, comumente esta frase, para criticar ou apontar alguém que se cuida demais da sua beleza pessoal. Está frase vai além e o português não nos ajuda a entender. O correto seria traduzir: Fugacidade das fugacidades, tudo é fugaz. Tudo é efêmero, passa. Eclesiastes, na primeira leitura, nos ensina que não devemos nos apegar a nada. Ao mesmo tempo que é preciso ter as coisas é preciso ser livre delas, pois a morte cancelará tudo o que fizermos. O que nos restará? Nada. Nosso dinheiro, nada. Nosso corpo bonito e sarado, nada. Nossas roupas, nossos bens e pertences, nada. Todo o patrimônio, herança, casa bonita... nada. Irmãos a Palavra de Deus nos ensina que a ganância nos faz esquecer de Deus e dos irmãos.
Jesus disse no Evangelho: “Tomai cuidado contrato tipo de ganância”. Ele chama de louco quem se prende a dinheiro e as coisas deste mundo. Irmãos, o mundo nos treina para sermos super gananciosos: comer demais, comprar sem necessidade, gastar dinheiro à toa. A ganância nos torna eternos insatisfeitos com o que temos. Tudo é insuficiente!!! Olhemos para a nossa vida do dia a dia e reconheçamos a nossa ganância: naquele que rouba na pesagem de um produto ou no preço, alguém não dá o troco correto, outro que ocupa a vaga de uma pessoa idosa num ônibus, um irmão que come um biscoito e não partilha com o outro na mesma casa.
A ganância também torna as pessoas como nossas propriedades: ele é meu... ela minha propriedade. Olha aí... a fonte do ciúmes.
Nossa cultura é gananciosa. As pessoas sempre estão querendo passar a perna nos outros, para ter mais, custe o que custar, enganando e mentindo. Enquanto alguns tem salários milionários, acumulam aposentadorias, outros são obrigados a viver com o salário mínimo, ou até menos do que isto. Como disse Jesus na parábola, no último momento da vida Ele nos dirá: “E para quem ficará o que tu acumulastes?”
A ganância nos faz ricos perante o mundo, contudo miseráveis diante de Deus. De nada adiantarão as coisas desta de terra, se não tivermos o Tudo que é Deus. Quem só vive para viver, comer para comer, trabalhar para trabalhar sem buscar a Deus, está abandonando a salvação que vem de Deus. É preciso buscar a Deus. A nossa ganância nos torna vazios da graça de Deus e cheios das coisas deste mundo. Nenhuma pessoa e nenhuma coisa pode preencher o nosso coração de paz. Pobre de nós, ao colocarmos a nossa felicidade no dinheiro e nas coisas.
Que o Senhor nos dê sabedoria para administrar bem os bens deste mundo. Amém.
Pe. Edson