Participe conosco!
Nossa paróquia está localizada na Av. Guarulhos nº 1535.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
CORAL PAROQUIAL
Ouve Israel o Senhor teu Deus
PALAVRA, CAMINHO SEGURO DE SALVAÇÃO
Irmãos e irmãs, neste domingo, a Liturgia nos chama a redescobrir o valor da Palavra de Deus em nossas vidas. Na primeira leitura, do livro do Deuteronômio, a Palavra nos convida a Ouvir a Palavra de Deus: “Agora Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir”. A Palavra de Deus, conhecida como Lei no Antigo Testamento, é o próprio Deus falando a nós. Nos textos sagrados, com linguagem humana e inspirada, Deus nos fala, dirige-se a nós. A Sagrada Escritura tem um poder, força que vem Deus, por isto, pode transformar as nossas vidas. Não é um livro de auto ajuda. É muito mais: É o próprio Deus nos falando.
Deuteronômio diz que quem “ouvi e cumpre” a Palavra, alcança a terra prometida. Terra prometida é sinal de: Paz interior, Vida, vitória contra as forças do mal, liberdade e por excelência libertação. A Palavra quando ouvida de coração e vivida transforma a nossa vida, gera conversão. Ela tem poder para transformar as nossas vidas. Se querermos encontrar a Salvação é preciso acolher a Palavra, é Ela que nos revela o grande libertador: Jesus Cristo. Como o conheceremos, se não a lermos?
A Palavra é Sabedoria ou seja, Arte de Viver. A Palavra nos ensina como viver neste mundo, como tomar decisões, é luz para o nosso caminho, saber qual é a vontade de Deus. É caminho para conhecermos o amor de Deus. O homem e a mulher sábios são aqueles que justamente tem o conhecimento e vivência da Palavra. Quem vive os mandamentos da Palavra, encontra felicidade nesta vida.
Toda esta verdade da Palavra de Deus deve ser recebida com humidade, como diz S. Tiago, na segunda leitura. Diante da Palavra pregada, é preciso fé. Sem, esta atitude humilde reconhecimento de uma realidade maior, a Palavra se torna um livro entre tantos, numa biblioteca. É com fé, que a graça da Palavra entra em nossas vidas.
Cada vez que participamos da Santa Missa, ouvimos a Palavra, na 1º Leitura, no Salmo, na 2º Leitura e nos Evangelhos. Quando o irmão e o padre, no ambão proclamam a Palavra é o próprio Senhor se dirigindo a nós. Neste momento da reflexão, pergunto-lhes: Você participa ou assisti a Missa?
Jesus no Evangelho condenou a religião de “fachada” dos fariseus. Ele apenas cumpriam os ritos e tradições, e não mudavam o seu coração. Jesus os chama de hipócritas. Hipócrita, no grego quer dizer, ator. Se ouvimos a Palavra e não a vivemos, estamos agindo como atores. Fazemos da nossa religião hipocrisia, quando aqui comparecemos, simplesmente para estar. Quando tudo aquilo que celebramos “entra por um ouvido e sai pelo outro”, quando não estamos nem aí para o que está sendo pregado proclamado. Quando estamos com o coração duro e praticamos maldades, contrárias a Palavra.
Filhos, ouçam a Palavra! Vivam a Palavra de Deus!
É preciso ser mais que um telespectador, um cumpridor de preceitos. A sua participação no momento da Palavra, se dá quando você ouve, medita, olha para sua vida e sai daqui com um propósito, de amar mais a Deus e os irmãos. Na homilia, o sacerdote, é chamado a atualizar a Palavra para nossos dias, para nossa realidade. Preste atenção, sempre há algo para aprender, para reavaliar.
Filho e filha da Igreja, redescubra a Palavra de Deus em sua vida. Deus a coloca em suas mãos para aprender a viver. Tire a sua Bíblia, da estante, e a traga para o seu colo, para o seu coração, onde você pode meditar e aprender. Dê tempo para a Palavra, para a meditação. Quem faz o seu tempo é você e depende da suas prioridades. Que neste domingo, o Senhor coloque em nós amor e desejo de sua Palavra.
Pe. Edson Roberto dos Santos
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
CATEQUESE PAROQUIAL
Homens de Decisão - 21º Domingo Tempo Comum
No Evangelho, semelhantemente, alguns discípulos, diante das palavras de Jesus, decidem abandona-Lo. Não querem escolher o caminho de Jesus. A Palavra revela que não somos obrigados a fazer parte do seu Caminho, mas se o seguimos é preciso arcar com as responsabilidades da vida. Toda decisão tem conseqüências em nossas vidas. Agir com liberdade é assumir as responsabilidades das escolhas. Diante desta indagação, Pedro faz uma opção de vida por Jesus: “A quem iremos Senhor? Só Tu tens Palavras de Vida Eterna”. Pedro coloca em Jesus a sua Salvação, a sua confiança. Jesus se torna a sua escolha fundamental. A escolha fundamental é aquela que orienta todas as demais. Quem escolhe Jesus, como referência e absoluto, vive em função do amor de Deus. Recorda que Jesus é o nosso Salvador. Unifica os desejos, procurando fazer sempre a vontade de Deus. Todas as ações e atitudes, passam a honrar o Senhor!!
Irmãos, a Palavra de Deus é convite a construirmos o nosso projeto de vida, segundo a vontade do Senhor. Qual é o seu projeto de vida? Projeto de vida é não deixar a vida te levar, mas é você conduzir a sua própria vida. Planejar os passos que se dará, que caminho se quer seguir. Como católicos, somos chamados a construir a nossa vida, seguindo o Mestre, razão de nossa vida e felicidade eterna. Eu digo: Assuma a sua vida, os seus problemas, a sua história. Conduza sua vida com Cristo Jesus!
Pe. Edson Roberto dos Santos
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Missa da Assunção de Nossa Senhora
Hoje, a igreja, celebra esta profissão de fé da Igreja que remonta a fé dos primeiros cristãos e que também é nossa: a Assunção de Nossa Senhora. Assunção quer dizer que elevada por alguém. A Assunção de Nossa Senhora nos recorda que a Mãe de Jesus foi elevada ao Céu, em corpo em alma. Revela a graça da Ressurreição, que Maria já experimentou antes de nós, por ser a Mãe de Jesus. Ela está diante de Deus, na sua presença, gloriosa pelos méritos de seu Filho Jesus. Em Jerusalém, na terra santa, há uma igreja muito antiga, que se chama “Igreja da Dormição de Nossa Senhora”, que recorda que a morte para Maria não passou de um sono. Ela foi elevada ao Céu e está junto de Deus, a interceder por nós.
Celebrar a festa da Assunção de Nossa Senhora é celebrar a Esperança, Esperança de que a morte não terá poder sobre nós, que o Senhor, no momento de nossa morte, nos resgatará, pelo sangue redentor de seu Filho Jesus. Jesus abriu o Céu, a eternidade para nós. Com Maria, hoje, reconhecemos que a Morte, apesar da sua aparência, não tem poder perante Deus. Maria é gloriosa, e como ela, se crermos em Deus, seremos assuntos ao Céu. A morte é como sono, que ao levantarmos estaremos diante d´Ele, o todo Poderoso.
Parar alcançar esta glória no Céu, como Maria, a Mulher do Apocalipse, é preciso estar vestido de sol. Maria é vestida de sol, porque dentro de seu ser, do seu Corpo a presença de Deus impera, reina, domina. Toda a sua humana honra a Deus. O brilho que brota desta Mulher não brota dela mesmo, mas do Filho que está em seu ventre: Jesus. É a verdade do Evangelho, filhos e filhos, ao aproximar-se de sua prima Isabel, Maria transmite a presença de seu Filho a sua amiga e ao seu filho, João Batista. A criança pula e sua mãe fica cheia do Espírito Santo.
Se Maria, foi elevada ao seu de corpo e alma ao Céu, foi porque a sua alma e o corpo estavam cheios de Deus. O corpo e alma são inseparáveis no ser humano, contudo é preciso que cada uma destas realidades sejam tratadas, preparadas como muito carinho, como Nossa Senhora.
É preciso reconhecer o Corpo Humano será glorificado. Ele é templo do Espírito Santo e não pode ser maltratado, ofendido, prostituído. O corpo humano é dom, e devemos viver com qualidade de vida. É preciso cuidar da saúde, alimentar-se, fazer exercícios físicos, cuidar-se e até mesmo descansar, especialmente em nossa vida agitada. O nosso corpo não é lixo. É necessário que o nosso corpo seja utilizado para o bem, como Nossa Senhora ao visitar Isabel. Maria, com a sua maternidade fecunda, traz-nos o Amor. A nossa sexualidade deve ser vivida com equilíbrio, na santidade, no respeito. Todas as formas de prostituição, sejam elas quais forem, ofendem a nossa natureza. Todo vício: cigarro, álcool, sexo, remédios, drogas destroem a integridade de nosso corpo.
É preciso cuidar da alma!!! Como está o seu interior? Ao buscarmos Deus, por meio da oração, da Eucaristia, adoração e da Confissão, vencemos o pecado e abrimos espaço para Deus. É preciso fortalecer a nossa alma, com boas conversas, com boas músicas e programas. É preciso encher o nosso coração com a Palavra de Deus.
Quanto lixo espiritual colocamos dentro de nós: malícia, sentimentos ruins, tristeza, falta de fé, maldades. Quanta porcaria intelectual aprendemos com a televisão e com a internet!!! E daquilo que estamos cheios de nós, expressamos por meio de gestos. Corpo e alma se interagem. É preciso equilíbrio e harmonia entre as duas realidade. Como Maria, consagremos o nosso corpo e nossa alma ao Senhor.
A vida que levamos aqui nesta terra aproxima a totalidade do nosso ser, corpo e alma, de Deus. Que Nossa Senhora, traga muita alegria para nós, pela presença do seu Filho!
Pe. Edson Roberto dos Santos
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Jantar Mineiro
SEMANA DA FAMÍLIA
no salão da igreja - 20h00
13 DE AGOSTO
sábado, 1 de agosto de 2009
Catequese Paroquial
Prezados Pais e Mães de
Nossos jovens e crianças de nossa Catequese:
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Prezados filhos, por conta do grande risco de transmissão de doenças respiratórias e da chamada “gripe A” (gripe suína), o colégio Scaramelli onde realizamos a nossa catequese prorrogou, por prevenção, o retorno do início das aulas escolares. Assim, de comum acordo com as catequistas, decidimos também prorrogar o início da catequese para dia 22 de agosto. Lembro-lhe, que como paróquia, já estávamos preparados para retomar as atividades, contudo, por um bem maior, a saúde de nossas crianças, foi preciso tomar tal decisão. Contamos com a colaboração e compreensão.
Comunico-lhes ainda a próxima reunião dos pais da catequese de nossa paróquia. Será dia 15 de agosto, às 10h30, nas dependências de nossa paróquia. Esta reunião terá como pauta: situação da catequese em nossa paróquia e questões práticas da 1º Eucaristia e Crisma. Peço, por favor que não faltem. A reunião será conduzida pelo padre Edson, D. Cremilda e irmã Domínica.
Por conseqüência da prorrogação do início da catequese, a realização da Semana da Família em nossa paróquia foi transferida para os dia 18, 19 e 20 de agosto. Esta Semana da Família é uma semana de oração e reflexões a respeito da família. Está sendo preparada para vocês, pais de nossas crianças e jovens. Contamos com sua presença e participação! Será nas dependências de nossa igreja, às 19h30.
Em caso de dúvida, por gentileza, ligar para paróquia no número: 2422-4133. A D. Cremilda, coordenadora da catequese,, também está disponível para maiores esclarecimentos no número: 2431-9945.
Desde já, agradeço a compreensão de todos. Deus abençoe!
Guarulhos, 31 de julho de 2009
Pe. Edson Roberto dos Santos
Administrador Paroquial da Santo Antônio da Vila Augusta